[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) convida as mulheres sergipanas a participarem das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, na próxima sexta-feira, 8, a partir das 8h. O evento tem como objetivo sensibilizar e homenagear a comunidade feminina sobre o ato voluntário da doação de sangue.

A homenagem contará com uma programação especial, a exemplo de orientações sobre o serviço de doação, entrega de botões de rosa e chocolates, entre outros. A iniciativa também visa parabenizar e agradecer antigas e novas doadoras de sangue, além de ampliar a coleta de sangue entre as mulheres.

De acordo com a gerente da Coleta do Hemose, Florita Aquino, as mulheres representam menos de 30% do público doador no Estado. Ela avalia que o distanciamento do serviço está associado ao medo da agulha e aos mitos relacionados à doação de sangue.

“As mulheres podem fazer doação normalmente. A única diferença em relação aos homens é que elas precisam de um intervalo maior de tempo entre as doações. O homem precisa de, no mínimo três meses, enquanto a mulher precisa de quatro meses. Elas só não podem doar se estiverem gestantes ou amamentando”, explicou a gerente da Coleta.
Mulheres doadoras

Conforme estatísticas do serviço de doação do Hemocentro de Sergipe, em janeiro deste ano o público feminino contribuiu com 519 doações. Já em fevereiro foram 517. Em 2012 o serviço de doação contabilizou um total de 6.083 doações e, em 2011, foram 6.646, o que representa uma média de 24% de doações efetivadas por mulheres.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.