Hemose contabiliza 816 doações durante campanha de Carnaval
A campanha de doação de sangue, realizada no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), durante o período do Carnaval, encerrou com 816 coletas de sangue. Os dados são relativos às doações contabilizadas em onze dias, de 1º de fevereiro até segunda-feira, dia 11.
Somente no sábado, 9, o serviço registrou a coleta de 60 bolsas de sangue e na segunda-feira, 11, registrou 42 doações. As doações foram efetuadas por doadores que aproveitaram o feriadão do carnaval para doar sangue. Entre eles, Tony Ariston Lima dos Santos. Ele relatou que estava em casa e ficou sabendo através de um amigo da abertura do serviço. “Sou doador regular e pelo menos duas vezes ao ano estou doando. Hoje vim ajudar mais uma vez, não custa nada e salva vidas”, completou ele. De acordo com a gerente da Coleta, Florita Aquino, a participação dos doadores voluntários foi decisiva para melhorar o estoque e atender a Hemorrede pública. “
O Hemose agradece os doadores que contribuíram nesses onze dias de campanha. Somente através do gesto solidário dos doadores é possível assegurar assistência de qualidade aos nossos usuários”, destacou. A gerente lembra que o Hemocentro de Sergipe é responsável pelo abastecimento de 16 hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS), a exemplo dos serviços de urgência e emergência dos hospitais, e os recém-nascidos (RN) das maternidades Nossa Senhora de Lourdes e Santa Isabel, entre outros.
Ainda conforme Florita Aquino, após o feriadão do carnaval, os doadores precisam estar atentos para a necessidade de manter o estoque de sangue com um número regular de bolsas de sangue, no caso do Hemose, uma média diária de 120 bolsas coletadas. “Todos os dias tem paciente precisando de transfusão para sobreviver em nosso estado. São pacientes de Sergipe e de municípios de Alagoas e Bahia”, alertou.
Atendimento
As doações atendem pacientes assistidos pela rede hospitalar que precisam ser submetidos à grandes cirurgias cardíacas, acidentes e traumas, pacientes oncológicos, renais e os RN’s. Outro grupo atendido em função da doação são os pacientes portadores de doenças hematológicas, como, Anemia Falciforme, Hemofilia, Talassemias e outras hemoglobinopatias.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Hemose contabiliza 816 doações durante campanha de Carnaval – Doadores na sala de coleta / Fotos: Ascom/FSPH