[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nesta sexta-feira, 14, é comemorado o Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue. Para marcar a data, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) irá realizar uma programação, a partir das 8h, na recepção da Coleta para agradecer e homenagear os doadores, que através do gesto solidário da doação, salvam vidas.

O evento contará com a participação de membros da Associação Gloriense de Doadores, do município de Nossa Senhora da Glória, além dos doadores que diariamente comparecem ao serviço. “A celebração para os doadores também visa estimular a população em geral a contribuir com a doação, especialmente, durante os períodos festivos”, destaca a assessora técnica do serviço de Captação de Doadores do Hemose, Fátima Basto.

Ela ressalta ainda que a comemoração do Dia Mundial do Doador abre a campanha junina destinada a reforçar a necessidade da doação de sangue, para garantir o estoque estratégico do hemocentro. “Tradicionalmente, esse é um período em que a demanda por sangue aumenta, em função dos atendimentos dos serviços de urgência e emergência da rede hospitalar e dos tratamentos de saúde”, pontua Fátima.

Atualmente, o Hemose efetua uma coleta de 90 bolsas por dia e a expectativa da unidade é ampliar para 120. Após a coleta, a bolsa de sangue passa por exames de análises sorológicas e depois, no laboratório de produção, são separados os hemocomponentes: plaquetas, plasma e hemácias. Por isso, cada doação pode salvar até quatro vidas.

Serviço

O Hemose espera por você na Avenida Tancredo Neves, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). A coleta de sangue funciona diariamente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h e, aos sábados e feriados, das 8h às 12h. Maiores informações pelos telefones: (79)3225-8000 e 3259-3174.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.