Hemose: alunos do curso de farmácia da UFS realizam trote solidário
Calouros do curso de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) compareceram ao Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) com o intuito de salvar vidas. O trote solidário realizado nesta terça-feira, 22, contou com a participação de mais de 20 estudantes.
A enfermeira Emilinha Monteiro recepcionou os alunos e ministrou a palestra sobre a importância da doação de sangue. “O ato solidário dos alunos serve de exemplo para outras instituições de ensino. Iniciativas como essas são extremamente válidas porque o ato de doar sangue é considerado como responsabilidade social”, enfatizou.
Na ocasião, ela explicou o ciclo do sangue e a importância do cumprimento das etapas que antecedem a doação: cadastro, pré-triagem, triagem clínica, coleta e lanche. “Esses jovens estão de parabéns pela iniciativa. Ações desta natureza contribuem para regularizar o estoque de sangue para atender os pacientes nos leitos dos hospitais”, enfatizou a enfermeira.
O acadêmico de farmácia, Fernando Henrique, informou que a proposta do trote solidário é uma iniciativa do Centro Acadêmico de Farmácia Cezartina Régis.
“Nosso foco foi fazer um trote diferente, sugerindo uma ação de doação de sangue. O gesto visa contribuir com o estoque e ajudar a salvar vidas. Sabemos que no início do ano e próximo do final, a doação de sangue passa por períodos críticos. Não custa nada contribuir. Através do “Trote Solidário”, alguns calouros realizaram a doação de sangue pela primeira vez e manifestaram o desejo de se tornar doadores fidelizados, fazendo deste ato um hábito”, comenta.
Serviço
A coleta de sangue do Hemose funciona diariamente de segunda à sexta-feira, de 7h30 às 17h, e aos sábados e feriados de 8h às 12h. As pessoas interessadas em contribuir com o serviço deverão entrar em contato com o Serviço de Social, através dos telefones (79) 3225-8000 e 3259-3174.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Hemose: alunos do curso de farmácia da UFS realizam trote solidário – Fotos: Ascom/FSPH