[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nesta sexta-feira, 19, o serviço de Captação de Doadores, do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), intensificou o trabalho de convocação de doadores voluntários de sangue cadastrados ao serviço. A medida visa regularizar o estoque dos seguintes tipos sanguíneos: A, Ab e B positivo, além do O negativo.
 
De acordo com a gerente da Coleta, Florita Aquino, a movimentação de doadores voluntários no serviço está abaixo do esperado. Ela disse que as campanhas destinadas à doação vêm contribuindo com o estoque, mas a presença do doador fidelizado ao serviço precisa melhorar.
 
 “Sabemos que os cidadãos têm uma rotina de trabalho e atividades pessoais, mas é importante lembrar que a vida de muitos pacientes que estão nas urgências, maternidades e em tratamento de alguma patologia depende do gesto altruísta, que é a doação de sangue”, destacou a gerente.
 
Dentre as várias ações para reverter à redução nas doações, estão em andamento às campanhas com os parceiros, a exemplo de associações de classe profissional, sindicatos e instituições religiosas. “Também reforçamos o trabalho de captação de doadores dos tipos sanguíneos mais raros através de ligações telefônicas”, informou a assessora técnica do Serviço de Captação, Fátima Bastos, ao acrescentar que durante a ligação o doador é estimulado a colaborar com o serviço.
 
Conforme dados do serviço de Coleta do Hemocentro de Sergipe, nesta primeira quinzena de abril, foram contabilizadas apenas 966 doações, o que representa uma média diária de 75 bolsas de sangue coletada. Para manter o atendimento da rede hospitalar, com segurança, se faz necessário uma coleta diária de 100 a 120 bolsas.
 
Condições
 
Para a doação de sangue é necessário estar em bom estado de saúde, com idade entre 16 a 67 anos e peso acima de 50 kg. Também é necessário apresentar documento oficial com foto, válido em todo território nacional. O homem pode doar a cada três meses e a mulher a cada quatro meses. Mais informações poderão ser obtidas no site: www.hemose.se.gov.br, ou através dos telefones: (79)3225-8000 e 3259-3174.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.