Hemolacen reduz média de tempo para doações de sangue em 29%
O Centro de Hemoterapia e Laboratório Central de Saúde (Hemolacen) conseguiu reduzir de 3 horas para 1 hora e 50 minutos o tempo médio para que um voluntário doe sangue no órgão. Do fim de 2006 até julho deste ano, a redução já chega a 29% e se aproxima da média dos principais hemocentros do Brasil, como os de Brasília, São Paulo, Bahia e Pernambuco, cujo tempo de permanência de doadores é de cerca de 1 hora e 30 minutos.
A diminuição na espera é resultado direto do processo de reestruturação porque vem passando o órgão, com remanejamento dos funcionários para as áreas mais necessitadas, agendamento de doações, intensificação de campanhas de esclarecimento para a população, e redistribuição das doações antes concentradas pela manhã também para o período da tarde.
O doador voluntário que vai ao Hemolacen é encaminhado pelo acolhimento à recepção, onde realiza seu cadastro em torno de 10 minutos. Os processos de Pré-Triagem e realização de consulta médica na Triagem Clínica duram de 30 a 35 minutos aproximadamente. Já na sala de coleta, a doação propriamente dita leva cerca de 20 minutos.
De acordo com a gerente de atividades médicas Mariamália Andrade, há também o tempo de espera entre a realização de cada um dos procedimentos. "Nosso foco agora é trabalhar para que essa espera entre uma etapa e outra seja cada vez menor".
Informação
Para Mariamália, conhecer os passos de uma doação de sangue é fundamental para que o voluntário entenda os tempos necessários para realizar cada fase do processo. Por isso, o Hemolacen está elaborando um guia explicativo que esclarece as principais dúvidas dos usuários.
Para agendar o melhor horário para realizar doações, basta ligar para (79) 3259-3191. Saiba mais sobre doações de sangue.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Hemolacen reduz média de tempo para doações de sangue em 29% – Foto: Isa Vanny