[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Dezenas de servidores da Secretaria de Estado da Administração (Sead) doaram sangue voluntariamente nesta quinta-feira, 12. A coleta foi feita pelo Centro de Hemoterapia e Laboratório Central de Saúde Pública (Hemolacen) na sede da própria secretaria, como parte da campanha ‘Santo de Casa também Faz Milagre’, desenvolvida desde o dia 1º de junho com empresas e instituições sergipanas.

Para o dia de solidariedade, o Hemolacen deslocou uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de medicina, biomedicina, enfermagem e assistência social até a Sead. O secretário de Estado da Administração, Jorge Alberto, deu exemplo e foi o primeiro a doar sangue. "A Secretaria de Administração foi a primeira secretaria a colaborar com a campanha. Como médico, tenho a responsabilidade de incentivar nossos colaboradores a ajudar salvar vidas", falou.

Na opinião de Vivian Araújo, que trabalha no setor de informática da Secretaria da Administração, doar sangue é uma questão de consciência. "Não há motivo para não contribuir com quem precisa", opinou.

De acordo com o presidente do Hemolacen, Roberto Gurgel, a participação da Sead deverá servir de inspiração para outras secretarias e até mesmo instituições fora do governo. "Queremos transformar o doador eventual em doador permanente. Por isso, nosso trabalho está focado na quebra de alguns tabus e mitos como o de que doar ‘afina’ o sangue", explicou, ao agradecer a colaboração que a imprensa tem dado na divulgação do trabalho.

Estoque

A necessidade de manter a estabilidade no estoque de sangue é estratégica para atender bem os hospitais da capital e interior. Atualmente, os estoques de sangue nos hemocentros em todo o país estão no limite, sobretudo nas grandes cidades. Os meses de janeiro e julho são historicamente críticos para a coleta por causa das festas e feriados escolares. Nestes períodos, as doações diminuem em média 30%.

Graças à colaboração da população, que atendeu ao chamado do Hemolacen durante os festejos juninos e continua a fazê-lo na época das férias escolares, o abastecimento em Sergipe tem conseguido suprir a demanda, ainda que com dificuldades.

Doações

Das cerca de duas mil doações mensais no Hemolacen, apenas 30% ocorrem de forma espontâneas. A grande maioria acontece de maneira vinculada, ou seja, direcionada a um parente ou amigo do doador que está necessitando do sangue.

Na próxima semana, os funcionários do Banco do Nordeste (BNB) farão suas doações. Os interessados em se cadastrar ou agendar uma doação de sangue podem procurar o Serviço Social ou o setor de Recursos Humanos do Hemolacen pelo telefones (79) 3259-3191. A coleta de sangue é feita diariamente das 7h às 17h30min.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.