Hemolacen realiza segunda coleta na Caixa Econômica Federal
Cerca de 80 colaboradores da Superintendência da Caixa Econômica Federal (CEF), da agência Hermes Fontes, participaram nesta quinta-feira, 23, da segunda coleta de sangue do banco. A doação fez parte da campanha ‘Santo de Casa também faz Milagre’, realizada pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemolacen).
A Caixa Econômica fechou uma parceria com três pólos do banco para fazer a doação. A primeira ocorreu na agência Serigy e a próxima acontecerá no dia 30 agosto, na agência Augusto Leite, localizada à Avenida Barão de Maruim. A ação envolve ainda palestras para os públicos interno e externo e uma campanha de mensagem de incentivo à doação voluntária nos boletos bancários.
A abertura das doações foi feita com a presença do presidente do Hemolacen, Roberto Gurgel, da diretora Sandra Scarlatti e do superintendente eventual da CEF, Marco Antônio Queiroz. "Nosso objetivo é chamar a atenção dos nossos colaboradores e da sociedade em geral, pretendemos fornecer o máximo possível de sangue, para que o Hemocentro tenha condições de abastecer seu estoque, e assim atender toda a população do Estado", completou Queiroz.
O assessor de comunicação da instituição, José Weider Moreira, convidou alguns clientes para participarem da doação. Outros foram atraídos por faixas afixadas no prédio, como Roberto Carvalho, assessor jurídico do IPES, que já é doador voluntário há mais de 10 anos, e possui o sangue fator ‘A’ negativo, um tipo raro. "Eu vi a faixa e resolvi doar aqui mesmo", disse.
De acordo com Roberto Gurgel, a campanha vem ganhando dimensão graças ao apoio do Governo do Estado e das entidades parceiras. "Esperamos que essas pessoas não realizem apenas uma doação. O ideal é que eles permaneçam como doadores fidelizados", afirmou Gurgel, acrescentando que no próximo dia 29 de agosto, servidores da Casa Civil, da Agência de Tecnologia da Informação de Sergipe (Agetis) e do Palácio do Governo irão participar da campanha.
Estoque
Mensalmente, o Hemocentro registra uma média de 2.000 doações, sendo que 75% são doadores de reposição e apenas 25% são voluntários. Segundo informações da médica Mariamália Andrade, gerente de atividades médicas do Hemocentro, a princípio, todos podem doar sangue, independente do fator ou grupo sanguíneo.
"A equipe multidisciplinar do banco é que vai destinar o sangue para o receptor específico. Doar sangue deve ser legalmente, um ato voluntário. A mulher pode doar a cada quatro meses e o homem a cada três meses", completou.
As empresas e instituições que tiverem interesse em fazer parte da campanha devem ligar das 7h às 13h para o Recursos Humanos do Hemolacen. O telefone é (79) 3259-3191. Já o agendamento para o doador voluntário deve ser feito das 7h às 16h30min no Serviço Social do Hemolacen, pelo telefone (79) 3259-3174.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Hemolacen realiza segunda coleta na Caixa Econômica Federal – Foto: Isa Vanny