[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 9, a primeira coleta de doação de sangue dos funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF). O banco aderiu na última semana à campanha ‘Santo de Casa Também Faz Milagre’, desenvolvida pelo Centro de Hemoterapia e Laboratório Central de Saúde Pública (Hemolacen) com empresas e instituições públicas e privadas para estimular a doação voluntária de sangue. Até o fim de agosto serão realizadas mais duas coletas na Caixa, uma na agência da Avenida Barão de Maruim e outra na superintendência, na Avenida Adélia Franco.

A abertura das doações foi feita com a participação da primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, na Agência Serigy da Caixa, no Centro da capital. "Se todos colaborarem, se conseguirmos conscientizar a sociedade de que este gesto pode salvar inúmeras vidas, não precisaremos apelar quase que diariamente para repor o estoque de sangue", disse. De acordo com ela, o Governo de Sergipe vai se empenhar para que todas as secretarias e órgãos participem da campanha, que deverá ser estendida também aos municípios e instituições federais no Estado.

"Recebemos também a adesão do Banco do Brasil e vamos envolver os servidores públicos nesta campanha para fazer com que eles se tornem doadores fidelizados, regulares", falou Roberto Gurgel, presidente do Hemolacen. Segundo ele, pessoa física ou jurídica interessada em participar da campanha ‘Santo de Casa Também Faz Milagre’ pode procurar o setor de Recursos Humanos de sua empresa ou falar diretamente com o serviço social do Hemolacen pelo telefone (79) 3259-3191.

As doações

Margarete Abreu Mendes, gerente geral da Caixa na Avenida Francisco Porto, possui tipo sanguíneo AB negativo, um dos mais raros do mundo, presente em apenas 3% da população mundial. Ela já doou sangue outras vezes, mas fez questão de repetir o gesto. "Sei o quanto meu sangue é raro. Fico feliz em poder participar da conscientização da população sobre a importância de ajudar o próximo, até porque o necessitado pode ser qualquer um de nós", afirmou.

O mesmo sentimento teve Ana Maria Costa, funcionária da agência Sergipe Del Rei, em São Cristóvão. "Eu sempre tive vontade de doar sangue, faltava apenas o incentivo", declarou.

Os clientes que chegaram à Agência receberam material informativo sobre a campanha e também foram convidados a doar. A próxima doação está marcada para o dia 23 de agosto, na Agência Augusto Leite, na Avenida Barão de Maruim.

Estrutura

Toda a estrutura necessária para a coleta foi montada pelo Hemolacen na agência da Caixa para oferecer as melhores condições e conforto aos doadores, atendidos por uma equipe especializada do Hemocentro composta por uma médica, uma biomédica, um enfermeiro e um auxiliar de enfermagem.

Para estimular as doações, a Caixa disponibilizou transporte para os funcionários das agências do Siqueira Campos, São Cristovão e adjacências. "Desta forma, agilizamos o deslocamento e aumentamos a quantidade de sangue doado sem prejudicar o atendimento à população", explicou Marco Antônio Queiroz, superintendente da Caixa em exercício.

Clique aqui e saiba mais sobre doações de sangue.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.