Hemolacen precisa de doadores para manter estoque de sangue no Carnaval
O Centro de Hemoterapia e Laboratório Central de Saúde Pública (Hemolacen) está solicitando aos doadores fidelizados e novos voluntários que se dirijam até o hemocentro para doar sangue e ajudar a manter níveis seguros de estoque para atender à demanda no Carnaval, que este ano acontece de 2 a 6 de fevereiro. Os tipos sangüíneos de fator RH negativo são os mais necessários, já que são raros.
"Além de ser um feriadão de cinco dias, ainda estamos no período de férias escolares, em que as pessoas normalmente viajam muito e aumenta consideravelmente o número de veículos e acidentes nas estradas. Então, precisamos estar preparados", explicou o médico Roberto Gurgel, presidente do Hemolacen.
De acordo com ele, o medo, preconceito e o desconhecimento são fatores que contribuem para um número pequeno de doadores, principalmente entre as mulheres, que ainda representam apenas 20% da população de doadores em Sergipe.
RH Negativo
A dificuldade de encontrar doadores do tipo ‘A’, ‘B’ e ‘O’ negativo tem prejudicado o estoque do banco. Apenas 15% da população mundial possuem o fator RH negativo. Em Sergipe, existem aproximadamente 15 mil doadores cadastrados no Banco de Sangue.
Mesmo com esta quantidade fixa, ainda é necessário repor o estoque dos tipos negativos. A meta é dobrar esse número no prazo máximo de um ano. Ao longo do ano de 2007, o hemocentro conseguiu coletar sangue em cerca de 26,5 mil doadores, entre os cadastrados e voluntários que participaram da campanha ‘Santo de Casa Também Faz Milagre’.
Colaboração
Estudos realizados pelo Ministério da Saúde (MS) evidenciam que se 3% da população doasse sangue frequentemente, não haveria colapso nos hemocentros e, consequentemente, a necessidade de realizar campanhas emergenciais.
Além disso, se a demanda de doações fosse satisfatória, com um índice de aproximadamente 100 por dia, toda a hemorrede pública de Sergipe estaria abastecida. Isto evitaria que o Estado recorresse aos hemocentros de estados vizinhos, como fez no mês passado o hemocentro de Alagoas (Hemoal), que recebeu 50 bolsas de sangue, em caráter de empréstimo, do Hemocentro de Pernambuco (Hemope).
Clique aqui para saber como doar sangue.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Hemolacen precisa de doadores para manter estoque de sangue no Carnaval – Foto: Márcio Garcez/Saúde