Handebol feminino vence e está na semifinal dos Jogos Escolares da Juventude
A equipe feminina de handebol da segunda divisão, composta por alunas do Instituto Dom Fernando Gomes (Aracaju), venceu a equipe do CAIC Teresina, nesta quinta-feira, 14, dentro da programação dos Jogos Escolares da Juventude. Por um placar bastante acirrado, as sergipanas conseguiram pontuar 14X24 e vão disputar a semifinal nesta sexta-feira, 15, com equipe a ser definida ainda na tarde desta quinta-feira.
Para a técnica Meryane Almeida Lima, que estreou na competição também com vitória contra a equipe de Campo Grande (MS), a composição de alunas atletas veteranas com treinamento tem repercutido em bons resultados. Mesmo assim, ela diz que ainda poderá ser bem melhor. “Temos algumas veteranas, mas a equipe é uma equipe nova. A média é de um ano treinando juntas. Vamos seguindo”, afirmou a técnica.
Da plateia, o presidente da Confederação Nacional de Handebol, Manoel Luiz, observou atento às alunas atletas de Sergipe e disse que por alguns anos o estado dominou o cenário da modalidade no país e hoje também há uma prospecção de sair bons nomes. “Olheiros estão a postos para levar esses atletas para treinarem; e com certeza digo que nas Olimpíadas teremos nomes que despontaram do cenário estudantil”, afirmou.
Jogo de estreia
No primeiro jogo realizado na quadra de esportes do Centro de Serviços Educacionais do Pará, na última terça-feira, 12, Mato Grosso abriu o placar. Mas com jogo bastante disputado durante toda a partida, Sergipe conseguiu vencer por 20X23.
Na chave da competição em que o handebol feminino sergipano está inserido também participaram as equipes da Paraíba, Piauí, além do Mato Grosso. “Ganhando ou não, estamos sempre aprendendo. Estamos confiantes. Viemos treinando”, afirmou, Brenda Gusmão, goleira e uma das revelações.
Outras modalidades
As equipes do basquete feminino e masculino, do vôlei também masculino e feminino, não conseguiram se classificar para as semifinais e retornarão a Aracaju nesta sexta-feira (15). Na tarde desta quinta-feira ainda haverá competições do futsal masculino e feminino, com chances para o futsal masculino.
A chefe da delegação, Maria Auxiliadora Pires, disse que as modalidades individuais surpreenderam, até porque Sergipe conseguiu se superar nas modalidades nas quais, em grandes centros de excelência, existe um trabalho mais efetivo. “É uma demonstração clara de um trabalho com incentivo ao desenvolvimento do esporte escolar onde existem os Jogos da Primavera como expoentes máximos para que os alunos demonstrem seus talentos”, destacou.
Jogos Escolares da Juventude
Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento esportivo estudantil do Brasil e vão reunir mais de 4.000 atletas de todo o país. A competição de abrangência nacional cresce a cada edição e reúne milhares de alunos atletas de instituições de ensino públicas e privadas do país inteiro. Atualmente, é tida como referência internacional, porque, além de tudo, possui um programa sócio-educativo e cultural que abrange diversas atividades extras, com intuito de aproximar os jovens de todo o Brasil aos valores olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.
- Handebol feminino vence e está na semifinal dos Jogos Escolares da Juventude – Fotos: Ascom/Seed