Guardas Municipais de Aracaju e Maceió discutem implantação de projetos
De acordo com o comandante Érico Machado, é importante que haja uma integração entre as forças que fazem as seguranças não só nas cidades, mas nos Estados em todo o país, haja vista que o crime está organizado e as polícias precisam se organizar ainda mais. “Essa visita aqui na cidade de Aracaju é para que nós possamos tomar ciência do que efetivamente está dando certo e, conseqüentemente, copiar, aperfeiçoar, e implantar em nossa cidade”, disse.
Em Maceió, existe um efetivo de 1.010 homens e mulheres fazendo parte da guarda municipal. “Estamos agora na iminência do grandioso evento que é o Maceió Fest, onde estaremos com um contingente de 630 guardiões municipais e mais 100 nas ruas adjacentes à avenida principal para orientar os motoristas. Lá, nós fizemos parceria com a SMTT, para viabilizar o trabalho de 112 guardiões que fazem a educação do trânsito, além de termos outros que fazem a segurança na orla marítima e nos bairros periféricos de Maceió”, afirma Érico.
“Vim a Aracaju para tomar ciência de um plano que o comandante Eduardo está empregando na segurança das escolas municipais, a exemplo de outros planos e parcerias que tem dado certo. Há poucos instantes estávamos vendo aqui um ofício em que a TV Sergipe agradece a participação efetiva da Guarda Municipal de Aracaju num grande evento promovido pela empresa”, disse o alagoano.
Para ele, Aracaju tem um projeto fantástico de integração entre as polícias Civil, Militar e Guarda Municipal, que aliás, está dando certo aqui na capital. “Nós precisamos levar esse exemplo positivo para os demais, para que lá em Maceió possamos trabalhar de uma maneira mais eficaz, já que o crime está organizado há muito tempo”, explicou.
O comandante da Guarda Municipal de Aracaju, capitão Eduardo, diz que colheu informações de projetos realizados pela instituição de Maceió, mas também transmitiu informações sobre algumas ações ou projetos que estão em vias de implantação. “Um exemplo prático disso é o monitoramento à distância que nós estamos por fazer na Guarda Municipal de Aracaju. O objetivo desse projeto é que todos os prédios públicos municipais sejam monitorados pela Guarda, principalmente à noite, quando tem o maior número de arrombamento nos estabelecimentos, trazendo prejuízos não só material como também um mau funcionamento dos serviços públicos”, disse.
O projeto já foi absorvido pela Secretaria de Saúde, que será a primeira parceira da Guarda, no sentido de lacrar todos os postos de saúde eletronicamente. “Com esse aparelho eletrônico e o monitoramento da Guarda Municipal, pretendemos levar a zero o número de arrombamentos. Para se ter uma idéia, a substituição da segurança particular – que hoje é paga pela Secretaria de Saúde – pela Guarda Municipal, resultará uma economia mensal de 80% do que é gasto atualmente, além de propiciar reforços e mais eficiência na segurança”, finalizou Eduardo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Guardas Municipais de Aracaju e Maceió discutem implantação de projetos – Fotos: Abmael Eduardo AAN Clique na foto e amplie