[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]No dia 1º de março a Polícia Militar de Sergipe promoveu o II Seminário sobre Polícia Comunitária. O evento aconteceu no auditório da reitoria da UFS – Universidade Federal de Sergipe, reunindo os integrantes da Polícia Comunitária e 21 guardiões municipais.
A programação incluiu a realização de uma passeata pela paz que saiu da praça Dom José Thomaz, no Siqueira Campos, com a chegada na concha acústica do bairro América.
Dentre os temas das palestras proferidas estiveram: “O futuro da PMSE”, “A Democracia da Segurança Pública através do Sistema de Polícia Interativa”, “Segurança Pública Direito e Responsabilidade de Todos”, “Polícia Comunitária, um Programa de Governo”, dentre outros temas.
Segundo o comandante da Guarda Municipal, capitão PM Henrique Rocha, a participação dos guardiões foi fundamental para alcançar os objetivos estabelecidos pelo Plano Municipal de Segurança Pública, cujas diretrizes foram definidas durante a assinatura de um convênio entre o prefeito Marcelo Déda, o ministro da Justiça e o secretário nacional de Segurança Pública, no final de dezembro de 2001.
“Esta é uma oportunidade para aperfeiçoarmos os propósitos de aproximar a Guarda Municipal das lideranças comunitárias, através dos conselhos de segurança dos bairros com quem pretendemos desenvolver um processo interativo”, explicou o capitão Rocha.
O comandante da guarda disse ainda que o Plano Municipal de Segurança Pública, definido com o Ministério da Justiça e a Secretaria Nacional de Segurança Pública, contempla a integração operacional da Guarda Municipal com as polícias Civil e Militar; a promoção dos direitos humanos; o incentivo à participação comunitária na questão da segurança; a promoção do pluralismo organizacional e gerencial, além do fomento à interdisciplinaridade.
“Estes avanços fazem parte das nossas principais metas para oferecer à população de Aracaju uma guarda eficiente e que contribua decisivamente para fazermos de nossa cidade um local cada vez mais tranqüilo e acolhedor. É um processo gradual que já estamos iniciando”, disse o capitão Rocha.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.