[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Promover atividades para envolver jovens de comunidades carentes em atividades esportivas, educativas e sociais. Este é o objetivo dos projetos sociais que serão desenvolvidos nos próximos dias pela Guarda Municipal de Aracaju, com a meta de promover inclusão social e reduzir os índices de violência e consumo de drogas, prevenindo o ingresso da juventude na criminalidade.

“As instituições de segurança geralmente agem de forma reativa, e essa reação nem sempre alcança o resultado esperado que seria a redução dos índices de criminalidade. Por isso, vamos adotar uma postura pró-ativa, agindo preventivamente com a oferta de novas atividades”, sintetizou o comandante da Guarda Municipal, major PM Eduardo Henrique dos Santos.

Segundo ele, as estatísticas também comprovam que a maior incidência de crimes se dá a partir da sexta-feira à noite, até o domingo à tarde e durante os feriados. “Acreditamos que muitas dessas ocorrências estão diretamente relacionadas à falta de perspectiva e opções de lazer para os jovens de comunidades menos favorecidas. Por isso, acreditamos na eficácia da aplicação de oficinas esportivas, culturais e informativas nas próprias comunidades, como forma de motivação para prevenir a inserção em atividades ilícitas”, destacou o comandante.

Para isso, segundo major Eduardo, os guardiões municipais estarão engajados na organização de torneios e oficinas para iniciação em diversas modalidades esportivas, palestras abordando temas como sexualidade, prevenção de DST´s e mercado de trabalho, ruas de lazer, fabricação de brinquedos, dentre outras dinâmicas, para envolver os jovens. “Temos em nossa corporação profissionais de diversas áreas, como pedagogos e professores de Educação Física, que estão aptos e desempenhar essas atividades que realizaremos em comunidades selecionadas durante os finais de semana”, explicou.

A primeira comunidade atingida será o bairro Santa Maria, e a seleção das demais comunidades já está sendo realizada, bem como o processo licitatório para contratação de uma empresa que será responsável por toda a logística necessária para as oficinas. “Para isso, contamos com o apoio decisivo do Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) que nos repassará uma verba de aproximadamente R$ 100 mil para executarmos os projetos”, definiu o comandante.

Ele explicou ainda que a GMA já tomou todas as providências para prover materiais como camisetas, alguns artigos esportivos e o fornecimento de lanches que estarão disponíveis a todos os participantes do projeto. A partir da efetivação do projeto, segundo as estimativas do major Eduardo, será possível avançar significativamente para elevar a auto-estima desses jovens e resgatar a credibilidade das instituições de segurança.

“A partir desse projeto, também estaremos aproximando a nossa corporação das comunidades mais carentes e, como a maioria dos componentes de instituições de segurança são oriundos de localidades menos favorecidas, também mostraremos que é possível romper a barreira das carências e construir um futuro melhor”, frisou o major Eduardo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.