Grupos folclóricos prometem abrilhantar o Verão Sergipe
Para dar o tom folclórico ao Verão Sergipe 2011, que acontece neste fim de semana, na praia da Caueira, a Secretaria de Estado da Cultura reservou um espaço da programação dedicado à cultura popular. O Cortejo Folclórico promete abrilhantar a festa no sábado, 5, a partir das 19h, com apresentações do Samba de Coco Nova Geração da Ilha de Mem de Sá, do Cacumbi do Sr. Juarez, do Reisado ‘As Filhas de Maria’, do Reisado Santo Antônio e o Samba de Coco ‘As Favoritas’ (este convidado especial da prefeitura municipal).
Para a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, a participação dos grupos tem um significado especial, pois retratam a essência do Verão Sergipe: um mix, um amplo leque de atrações numa mesma arena. A cultura popular tem seu lugar na festa. “Num evento como este, não poderíamos deixar de mostrar os representantes do nosso folclore, com suas cantigas e danças. O Verão Sergipe 2011 possui uma programação que vai do esporte aos shows, da Arena Multicultural com nossos artistas sergipanos à beleza dos brincantes. Buscamos realizar um evento que abrace todos os ritmos e, principalmente, que tenha a nossa identidade cultural”, enfatizou Eloísa.
Segundo a assessora Cultural da Secult, Maurelina Santos, a escolha dos grupos para o Cortejo Folclórico foi bastante criteriosa, mostrando diversidade de sons. “Procuramos valorizar os artistas da região de Itaporanga d’Ajuda, justamente por serem os representantes artísticos da festa. Desde dezembro estamos contatando os escolhidos, procurando evidenciar os mais tradicionais, que servirão, assim, de alicerce para o desenvolvimento cultural de Sergipe”, pontuou.
Saiba mais sobre os grupos folclóricos que estarão presentes no Verão Sergipe 2011:
Cacumbi do Sr. Juarez
Líder: Juarez Pinheiro
Dança também chamada Caxambu, o Cacumbi é marcado pela batida coreografada do tambor. Este grupo é formado há mais de 30 anos e, atualmente, é composto por moradores da comunidade do povoado Camaçari – Mirim, em Itaporanga d’Ajuda. O mestre Juarez é muito conhecido em Sergipe pelos seus versos rimados e cantorias que entoam o folclore sergipano. Este grupo possui 22 componentes
Reisado As Filhas de Maria
Líder: Dona Toinha
Reisado é uma dança popular profano-religiosa, de origem portuguesa, com que se festeja a véspera e o Dia de Reis. O reisado é o folguedo mais popular entre os grupos folclóricos. O Reisado As Filhas de Maria é formado por senhoras da Igreja Católica do município de Itaporanga D’Ajuda e foi fundado há mais de seis anos, se apresentando desde então em diversos encontros culturais do Estado. O grupo tem 25 componentes
Samba de Coco Nova Geração da Ilha de Men de Sá
Líder: Paulo dos Santos
O Samba de Coco é uma dança brasileira, que possui traços indígenas com nítidas influências africana dos quilombos e senzalas. Os negros cantavam durante o ritual da quebra do coco para a extração das coconhas. O aspecto sertanejo existente, possivelmente, é resquício da matriz portuguesa. O Samba de Coco da Ilha de Men de Sá é formado por pescadores e ribeirinhas da comunidade Ilha de Men de Sá em Itaporanga D’Ajuda e existe há 40 anos.
Reisado Santo Antônio
Líder: Zezinho Sanfoneiro
O Reisado Santo Antônio é procedente do povoado Nova Descoberta em Itaporanga D’Ajuda e tem como líder o lendário Zezinho Sanfoneiro. O grupo tem pouco mais de quatro anos de formação, mas já encanta com sua alegria contagiante onde se apresenta.
Samba de Coco As Favoritas
Líder: Dona Josefa
Este grupo existe há mais de seis anos e é formado por moradores da comunidade Caueira e traz em seu ritmo coreografado as origens do Samba de roda hostilizado. Este ritmo possui traços afros e o nome ‘As Favoritas’ foi dado devido à alegria e espontaneidade dos seus participantes.
- Grupos folclóricos prometem abrilhantar o Verão Sergipe – A secretária de Estado da Cultura
- Eloísa Galdino / Foto: Fabiana Costa/Secult