Grupo musical do Amapá se apresenta no Museu da Gente
Aracaju receberá nesta sexta-feira, 06, o grupo ‘Raízes do Bolão’, do Amapá, que irá apresentar os ritmos dos seus tambores no Museu da Gente Sergipana, a partir das 17 horas. Com entrada franca, o espetáculo faz parte da edição 2013 do projeto ‘Sonora Brasil’, que está sendo promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), com o apoio do Instituto Banese.
O grupo ‘Raízes do Bolão’ utiliza os tambores de marabaixo fabricados pelo Mestre Pedro, e também apresenta os batuques (bandaias) tocados em tambores cavados em tronco de árvore e em pandeirões que remetem a influências da cultura moura. Integram o grupo os tocadores e cantadeiras Mestre Pedro, Diego Santos, Manoel dos Santos, José Antônio, Esmeraldina dos Santos, Davina dos Santos, Carmem Andreia e Siula da Fonseca.
Durante a apresentação no Museu da Gente, os músicos do Amapá conhecerão os integrantes do ‘Samba de Coco São Benedito’, do município de Nossa Senhora do Socorro (SE). A ideia de colocar os dois grupos em contato partiu de uma conversa entre integrantes do Instituto Banese e da coordenação de música do Sesc/SE.
“Percebemos algumas semelhanças entre os ritmos dos dois grupos e resolvemos promover este encontro na perspectiva do intercâmbio e da troca de experiências, uma vez que o projeto do Sesc prevê um bate papo entre artistas e público”, explica o diretor de Programas e Projetos do Instituto, Marcelo Rangel.
Em sua 16ª edição, o ‘Sonora Brasil’, segundo os seus organizadores, vem se consolidando como o maior projeto de circulação musical do país. O projeto possibilita às populações o contato com a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc, visando à formação de plateia.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Grupo musical do Amapá se apresenta no Museu da Gente – Grupo ‘Raízes do Bolão’