[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

É bingo! Foi esse o grito dado pela dona de casa Edvan Bomfim Matos, 50 anos, na manhã desta terça-feira, 9, durante o segundo bingo realizado pelas pacientes do grupo Mama Fest (formado por mulheres mastectomizadas – que retiraram a mama) na Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). A paciente, que está em tratamento há sete anos contra um câncer de mama, saiu feliz com os presentes que recebeu.

“Ganhei uma sandália e um conjunto de copos. Esse bingo é beneficente para o grupo, adoro participar de todas as atividades do mama fest, porque isso faz a gente esquecer por alguns instantes o tratamento. Essa turma é a família que a gente não teve”, destacou emocionada.

A paciente Arlete Marcelino Gomes, 43, está há dois anos e cinco meses em tratamento contra um câncer de mama. Segundo ela, essas atividades aumentam a autoestima das pacientes. “As atividades promovem a diversão da gente e faz um bem muito grande para cada uma. Esse bingo, por exemplo, com o dinheiro arrecadado já temos mais um passeio garantido, isso só ajuda no nosso tratamento”, afirmou.

Quem não pôde participar, mandou um representante com sorte, como foi o caso da dona de casa Maria Marta Messias, 57. A filha dela está em tratamento contra um câncer no útero. “Adoro as atividades aqui da Oncologia. Minha filha não pôde participar, mas estou aqui para representá-la. Tivemos muita sorte, ganhamos uma bolsa e uma sandália lindas”, ressaltou.

De acordo com a coordenadora do Centro, Rute Andrade, a integração é um verdadeiro remédio para as pacientes. “Esse é um momento de união em que as pacientes se sentem inseridas na sociedade e trocam experiências entre elas. Isso facilita a adesão ao tratamento”, comentou.

Atividades

O Grupo MamaFest surgiu com a idéia de resgatar a autoestima e a feminilidade da mulher submetida ao tratamento do câncer de mama. As pacientes se reúnem uma vez por semana para compartilhar experiências e participarem das atividades dedicadas a elas.

De acordo com a fisioterapeuta Karla Mendonça, que é uma das fundadoras do grupo, a dedicação que é dada a essas mulheres é muito importante para um resultado positivo do tratamento. “Preparamos tudo com muito carinho para cada uma dessas mulheres. Os brindes são adquiridos pelos próprios funcionários que se empenham para proporcionar um momento de integração e muita alegria”, concluiu.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.