[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Segurança Pública, Kércio Silva Pinto, anunciou na noite de quinta-feira 10, durante uma audiência pública no Fórum Ministro Heitor de Souza, na cidade de Estância, a construção da primeira delegacia modelo de Sergipe. A informação foi divulgada durante audiência para discutir segurança pública com a população do município. De acordo com o secretário, o Governo do Estado já arrendou um prédio na cidade e a partir de 1º de junho a nova delegacia já estará em funcionamento, sem celas e com uma sala exclusiva para advogados conversarem com seus clientes.

O secretário informou ainda que no próximo dia 17 de maio irá ao Rio de Janeiro para uma reunião com o ministro da Justiça, Tarso Genro, e o secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa, com o objetivo de angariar fundos para ampliar as ações de segurança no Estado. Ele também informou que vai agilizar a posse definitiva do terreno onde está instalado 6º Batalhão da Polícia Militar para o Estado.

Atualmente, o terreno do 6º BPM pertence ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), o que impossibilita a construção de novos empreendimentos no local. "O nosso projeto é construir naquela área o Centro de Integração de Operações Policiais (CIOP’s), onde em um mesmo ambiente trabalharão policiais militares, civis, bombeiros e peritos".

Cooperação

Além de anunciar obras e projetos de segurança, o secretário e demais membros da Secretaria da Segurança Pública (SSP) responderam a questionamentos de vereadores, políticos, juízes, movimentos sindicais, representantes do Conselho de Segurança e demais representantes da sociedade civil por mais de três horas.

O prefeito de Estância, Ivan Leite, colocou a estrutura da prefeitura à disposição da SSP, como também anunciou obras de sua gestão que contribuíram com a segurança do município. "Doamos, provisoriamente, o prédio onde funciona a Delegacia da Mulher, contribuímos com a reforma do posto policial do bairro Cidade Nova, e cedemos um veículo e combustível para abastecimento das viaturas". Na oportunidade, o prefeito e o secretário de Segurança assinaram um termo de cooperação mútua entre a prefeitura e a SSP, visando a destinação de recursos da prefeitura para a Delegacia da Mulher.

Populares também questionaram o coordenador das Delegacias do Interior, delegado Júlio Flávio Leite, sobre o funcionamento da delegacia durante os finais de semana na cidade. O delegado informou que dos 275 policiais civis que trabalham no interior hoje, 25 estão no município. "Temos efetivo para garantir o funcionamento da delegacia e ainda contamos com um posto de combustível do Departamento Estadual de Infra-Estrutura Rodoviária (DER) para abastecimento".

Planejamento

O secretário vai definir com as autoridades do município uma data para que uma equipe do Instituto de Identificação possa percorrer todos os povoados e a sede do município para emitir gratuitamente carteiras de identidade. Além disso, na próxima semana, o governador Marcelo Déda vai receber o primeiro Planejamento de Segurança da história de Sergipe. O plano prevê investimentos para os próximos 20 anos na Segurança Pública do Estado. Outra medida anunciada foi à licitação para compra de uma unidade móvel para o IML. A unidade percorrerá todo o Estado, minimizando a dor dos familiares que têm de esperar horas pela liberação do corpo no IML de Aracaju.

Também participaram do evento a juíza criminal, Rosa Geane Nascimento Santos, o comandante do 6º Batalhão, tenente coronel Jackson Nascimento, o delegado regional, Luiz Carlos e demais delegados da região Sul, procurador do Município, Averaldo Carvalho, representantes do Ministério Público, Câmara de Vereadores e da sociedade civil.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.