[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo de Sergipe vai implantar em Estância, distante 65 quilômetros de Aracaju, a primeira Delegacia Modelo de Sergipe. A nova delegacia foi concebida sem celas, com ambientes divididos e climatizados, com três gabinetes para os delegados, salas de triagem, de espera e para advogados, cartórios, central de boletins on-line, sala para reconhecimento de criminosos, central de atendimento com PABX, banheiros para policiais e visitantes, sala de armas e estacionamento.

Por não ter celas, os 15 presos que estão atualmente na delegacia de Estância serão remanejados para delegacias próximas. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Kércio Silva Pinto, esse mesmo modelo de delegacia será implantado em cidades pólo do Estado. Segundo ele, as mudanças que serão implantadas nessas unidades não serão apenas físicas, mas envolvem desde a divisão do espaço físico até uma modificação profunda nas rotinas internas da unidade policial.

Em maio, Kércio Pinto participou de uma audiência pública em Estância para discutir os problemas relacionadas à segurança pública com a comunidade. Três meses depois, uma casa foi transformada e adaptada para o serviço policial. A intenção é prestar um serviço à população em um ambiente digno para a realização do trabalho policial.

A delegacia está localizada estrategicamente na rua Doutor Helvécio de Araújo, entre o Centro de Estância e a BR-101. A delegacia modelo foi alugada por R$ 3.500 mensais, valor baixo se comparado aos R$ 5 mil pagos pelo aluguel de um veículo Frontier, dentro do contrato da empresa que alugava carros para a Secretaria de Segurança Pública (SSP) no governo passado e que perdeu a última licitação neste segmento. A empresa responsável pelas obras já terminou o serviço e a previsão é de que a nova unidade policial seja entregue ainda este mês. 

Delegacia antiga

Para o delegado Fábio Pereira, a nova unidade não traz apenas melhoria para as investigações, mas dignidade para o policial. Hoje, a delegacia de Estância funciona em uma casa no Centro da cidade com problemas estruturais que infringem os direitos humanos e comprometem a segurança de presos e policiais. O prédio tem duas celas com capacidade para abrigar no máximo oito presos, mas atualmente há 15 detentos. Para piorar, não há espaço para banho de sol e a luz natural não entra nos cubículos, levando à disseminação de várias doenças.

"O suspiro da fossa da delegacia fica na cozinha, atrás da geladeira, e a nossa sala de reconhecimento foi adaptada no alojamento dos policiais. Os documentos sigilosos ficam guardados no cartório, que também é uma sala de espera. Além disso, como não há ventilação suficiente, caso um preso pegue uma doença contagiosa, pode transmitir para todos que freqüentam a delegacia. É um caos generalizado que a gente acredita que pode mudar em várias cidades com um novo prédio tão adequado como este aqui em Estância", disse o delegado Osvaldo Resende.

Outro problema apontado pelos delegados refere-se ao estacionamento da unidade policial, que fica em frente à delegacia e atrapalha o trânsito de carros e de pessoas. Desde o início do ano que a SSP prioriza as cidades mais problemáticas no tocante à segurança pública. Somente a delegacia de Estância recebeu, neste ano, duas viaturas e armas de grosso calibre.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.