Governo vai disponibilizar sementes e horas de trator para pequenos agricultores do Baixo São Francisco
No último dia 18 deste mês, o Governo do Estado, por meio da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) reuniu, em Pacatuba, representantes de 12 municípios do Território da Cidadania do Baixo São Francisco para discutirem questões referentes à distribuição de sementes, falta de água para consumo doméstico e a ampliação do programa de mecanização para os demais municípios do território além de Amparo do São Francisco, Canhoba, Cedro de São João e Propriá que já existem.
As definições a cerca da distribuição de sementes de milho e feijão, assim como, a mecanização para o preparo do solo levaram em consideração dados apresentados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, o qual revelou que o Baixo São Francisco possui 52.519 pessoas que sobrevivem na zona rural, sendo que destas 4.787 pescadores, 6.900 estabelecimentos da Agricultura Familiar, 30.159 pessoas em extrema pobreza e 05 comunidades quilombolas. Diante da real situação, serão disponibilizadas 17.160 horas de trator, a distribuição de 34.336 Kg de semente de milho e 68.672 Kg de feijão das espécies Arranca e Corda.
Nesse sentido, para cada família será ofertada, pelo Governo do Estado através da Emdagro, duas horas máquina para a preparação do solo e, no caso da distribuição das sementes de milho e feijão, 6 quilos de sementes, sendo que 2 Kg é de milho e 4 kg é de feijão (2 de Arranca e 2 de corda), levando-se em consideração o número de estabelecimentos da agricultura familiar. No tocante às comunidades Quilombolas só serão contempladas as que possuem área desapropriada ou identificada como área particulare com documentos comprobatórios.
Segundo Gismário Nobre, diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emdagro, as demandas existem e por isso estará sendo levadas ao conhecimento do Estado. “Essas demandas serão levadas para que o Estado de Sergipe tome as devidas providências, sobretudo, no que se refere à licitação para a aquisição das sementes antes do período de plantio”.
“Ao executarmos essas demandas automaticamente estaremos fortalecendo a agricultura familiar, colaborando com a permanência da população no campo, sobretudo dos jovens, o que, sem sombra de dúvidas, aumentará os índices de produtividade e tornará o preço dos alimentos mais acessível, garantindo ainda as políticas institucionais Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), considerou Gismário.
O diretor disse ainda que ficou como encaminhamento que a distribuição das sementes deveria ser feita pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), sob o acompanhamento do escritório local da Emdagro de Neópolis, da Secretaria Municipal de Agricultura e dos Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR).
- Governo vai disponibilizar sementes e horas de trator para pequenos agricultores do Baixo São Francisco – Foto: Ascom/Emdagro