Governo vai criar a Polícia do Sertão
O secretário de Segurança Pública, Kércio Silva Pinto, anunciou na Câmara de Vereadores do município de Graccho Cardoso, no sertão sergipano, a 118 quilômetros de Aracaju, a criação da Polícia do Sertão. A nova unidade policial funcionará no povoado Vaca Serrada, em Porto da Folha, e terá à disposição viaturas, armamento moderno, rádios digitais e policiais treinados.
A decisão da construção de uma delegacia no povoado Vaca Serrada foi tomada pelo governador Marcelo Déda no dia 19 de junho deste ano. Além da delegacia, o local terá a companhia de polícia e área para abrigar destacamentos do Corpo de Bombeiros e do Samu 192 Sergipe.
Kércio afirmou que a Polícia de Sertão vai combater possíveis atos criminosos registrados no sertão sergipano, principalmente as ações de bandidos que se deslocam dos estados vizinhos. O secretário ressaltou também que até o fim deste ano, o Governo do Estado investirá mais de R$ 25 milhões na segurança pública.
Parte dos recursos será utilizada na construção da nova delegacia de Graccho Cardoso, prevista para o início de 2008, que contará com a doação do terreno pela Prefeitura do município. A prefeita Maria Crizabete adiantou que antes de encerrar o ano legislativo irá mandar o projeto de doação do terreno à Câmara de Vereadores.
Enquanto a nova sede não é construída, a atual delegacia receberá móveis, matérias de escritório, equipamentos de informática e novos armamentos. O delegado, que trabalha sem escrivão, ouviu do secretário a garantia de que um dos 37 escrivães, que serão chamados nos próximos dias, irá compor o efetivo da delegacia. "O meu desejo e meu objetivo é transformar às delegacias em repartições públicas dignas e equipadas para receber qualquer cidadão", salientou Kércio Pinto.
Os vereadores de Graccho Cardoso destacaram a importância da presença do secretário de Segurança Pública no município, convocando toda a sociedade local para a construção de uma segurança pública de qualidade. Os parlamentares destacaram, também, a presença do Instituto de Identificação na cidade, fato que proporcionou mais cidadania à população local. De acordo com o diretor do Instituto de Identificação, Adelino Lisboa, mais de 300 carteiras de identidade foram emitidas em um único dia.
Parceria
De acordo com o secretário, a nova política implementada na SSP assegura a firmação de parcerias com prefeituras, porém, deixou claro que parceria não significa intervenção política. Quando questionado pela população local a respeito das atitudes de policiais de má conduta, o secretário foi enfático em afirmar que não aceita comportamentos inadequados de qualquer agente de segurança, e por conta disso, reforçou no início de sua gestão o trabalho das corregedorias das polícias.
"Temos cerca de 50 ações contra policiais civis na Corregedoria e número semelhante na Polícia Militar", disse, lembrando que caso o policial seja culpado, a Corregedoria abre um processo para expulsá-lo da corporação.
Participaram da audiência pública a prefeita de Graccho Cardoso Maria Crizabete, vereadores, o diretor do Instituto de Identificação, Adelino Lisboa, o delegado Paulo Barbosa, secretários municipais e a população local.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]