[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento das comunidades em situação de vulnerabilidade e risco social através da oferta de cursos de capacitação profissional, para ampliar a possibilidade de inserção no trabalho, geração de renda e melhoria da qualidade de vida, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), vai assinar um novo convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para oferta de cursos profissionalizantes às comunidades atendidas pelos Espaços de Cultura e Convivência Social (ECCOS).

O convênio será assinado no próximo dia 8 de maio de 2008, às 9h, no auditório do Palácio de Despachos. A solenidade contará com a presença do presidente da Federação do Comércio de Sergipe (Fecomércio/SE), Hugo França, do diretor regional do Senac/SE, Minervino Dória, gerentes e diretores do Senac, além de coordenadores e assistidos dos ECCOS.

Neste segundo convênio, o leque de cursos foi ampliado para 19, totalizando 232 turmas. Como serão 20 alunos por turma, o Governo de Sergipe atenderá, ao todo, 4.640 pessoas em vulnerabilidade social, oferecendo profissionalização e investindo quase um milhão de reais (R$ 966.440,00) na transformação da realidade destas pessoas.

Os cursos têm o mesmo conteúdo programático e duração dos cursos do Senac. O único diferencial é que a exigência de escolaridade mínima para ingressar no curso é dispensada, possibilitando que a pessoa vulnerável socialmente possa se profissionalizar e, a partir daí, modificar sua realidade.

Outros cursos

Em 2007, foi realizado um convênio com cursos de camareiro, garçom, cabeleireiro e manicure e pedicure. O primeiro curso de camareira e garçom aconteceu na Barra dos Coqueiros e, por conta de uma negociação da Secretaria de Inclusão Social com a administração do Starfish Ilha de Santa Luzia Resort, todos os 25 camareiros e 25 garçons foram contratados pelo hotel.

O curso de garçom realizado no Mosqueiro formou 23 garçons. O sucesso foi tamanho que a profissionalização foi continuada com o curso de coquetelaria. Todos os formandos receberam uniforme para já começarem a trabalhar sem maiores custos. O ECCOS Santa Gleide recebeu o curso de cabeleireiro e o ECCOS Jardim Residencial recebeu o curso de manicure e pedicure, onde todas as formandas receberam kits de trabalho e já estão gerando renda.

Os cursos oferecidos são: costureira, cuidador de criança, limpeza, bolos e tortas, doces e salgados, instalador elétrico residencial, artesanato em peti, biscoitos caseiros, cabeleireiro, manicure, pintura em tecido, biscuit, ovos de páscoa, química capilar, camareira, garçom, coquetéis e drinks, pães caseiros, técnico em vendas.

Eles vão acontecer em: Bugio, Coqueiral, Coroa do Meio, Jardim Residencial, Mosqueiro, Robalo, Santa Gleide, Santa Maria, em Aracaju; conjunto Jardim, conjunto João Alves, Parque dos Faróis e Piabeta, em Nossa Senhora do Socorro; Rosa Elze (São Cristóvão), Campo do Brito, Japoatã, Lagarto, Mussuca (Laranjeiras), Poço dos Bois (Cedro de São João), Santo Amaro e Simão Dias.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.