Governo vai alfabetizar 120 mil jovens e adultos em quatro anos
O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, apresentou nesta segunda-feira, 6, ao Rotary Clube, o programa "Sergipe Alfabetizado", que tem como objetivo reduzir os índices de analfabetismo no Estado. "Atualmente temos 284 mil analfabetos e a nossa meta é alfabetizar 120 mil jovens e adultos em quatro anos. Para isso precisamos contar com o apoio de todos, incluindo entidades como o Rotary Clube", ressaltou o professor Lima.
Segundo o professor Lima, a redução do analfabetismo será possível graças à parceria que o Governo do Estado está firmando com o Ministério da Educação (MEC), por meio do programa "Brasil Alfabetizado", que irá financiar os R$ 3 milhões necessários para alfabetizar 30 mil pessoas por ano. "Os recursos serão utilizados para capacitar e pagar os professores, oferecer transporte e manter as turmas funcionando corretamente", explicou.
Outra meta definida é a capacitação de 1,2 mil professores e a instalação de 1,2 mil salas de aula para atuarem na alfabetização de jovens e adultos. "Nesse processo, vamos precisar da contribuição de todas as entidades e instituições para oferecer espaços que serão transformados em salas de aula", destacou o secretário. "Nossa meta final é inserir 70% desses 30 mil alfabetizados anualmente no Programa de Educação de Jovens e Adultos. Para este ponto precisaremos do apoio das secretarias municipais de educação para mobilizar os alfabetizados", acrescentou.
Modalidades
O programa será desenvolvido em duas modalidades, sendo a primeira destinada aos semi-analfabetos e a outra aos analfabetos. Haverá ainda turmas formadas por alunos entre 15 e 29 anos e acima de 29, para facilitar a participação e a convivência em sala de aula. O processo de alfabetização terá um período de duração de oito meses, com material didático aprovado e fornecido pelo Ministério da Educação.
Um outro ponto importante, de acordo com o secretário da Educação, será a avaliação pedagógica do programa. "Para garantir a qualidade da alfabetização, teremos avaliações constantes pela Comissão formada pela Secretaria da Educação e uma outra que será externa, realizada por universidades", falou.
O governador do Rotary Clube, Distrito 4390, Antônio Carlos Melo, elogiou a palestra do professor Lima e ressaltou que a alfabetização de jovens e adultos é uma causa defendida pela entidade em nível internacional. "Queremos registrar o nosso apoio à Secretaria de Estado da Educação, com relação ao "Sergipe Alfabetizado", e colocar o Rotary à disposição das atividades que serão desenvolvidas por meio desse programa", finalizou Antônio Carlos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo vai alfabetizar 120 mil jovens e adultos em quatro anos – Foto: Juarez Silveira/Educação