Governo reúne produtores e indústria para discutir política citrícola do Estado
Fazer uma análise das atividades desenvolvidas em 2009 e discutir a programação integrada para massificar a política voltada para os citricultores neste ano. Este foi o objetivo da reunião promovida nesta quarta-feira, 20, pelas Secretarias de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e do Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia (Sedetec). O encontro aconteceu no auditório da Seagri, sob a coordenação do secretário de Agricultura, Paulo Viana.
Durante o encontro, o secretário destacou a política agrícola do Governo do Estado e ressaltou a necessidade de discutir com os agentes financeiros oficiais e o setor agroindustrial em Sergipe – responsável pelo balizamento dos valores no mercado -, as políticas publicas e as perspectivas de incentivo para os pequenos citricultores e para a indústria que se inserir na parceira. Ele citou as perspectiva do mercado em razão até mesmo da substituição que vem sendo feita nos pomares de laranja para a cana de açúcar, decorrente do aquecimento do preço do açúcar no exterior.
“É preciso analisar todos os componentes da citricultura, incluindo os problemas apresentados nos Estados Unidos e que favorecem o Brasil. Em razão disso, vamos definir ações com a agroindústria, aqui representada pela TropFruit ,que atendeu ao nosso chamado e que vem interagindo fortemente no processamento de suco de laranja produzido a partir da laranja da agricultura familiar.”
Já o secretário do Desenvolvimento Econômico, Jorge Santana, salientou a disponibilidade de incentivos oferecidos pelo Governo para as agroindústrias que se inferirem nesse processo de parceria. Para isso, eles deverão discutir com os técnicos do órgão as opções mais viáveis para o negócio.
Parceria
O empresário Diorane Morais Araújo, da Trop Fruit, reafirmou que a empresa se soma ao programa do Governo do Estado. A empresa já vem interagindo com agricultores familiares, processando a laranja e oportunizando que os produtores comercializassem com a Companhia Nacional de Abastecimento.
Isso resultou no fornecimento do suco para a alimentação escolar na maioria dos municípios sergipanos. Ele informou que o crescimento do setor de sucos no Brasil é uma evidência, ratificada pela aquisição por parte de grandes fabricantes de refrigerantes, de unidades fabris de suco, o que aponta ser superior a 20% o consumo de suco. “Processamos mais de 80 mil toneladas de citrus em 2009 e podemos superar as 410 mil toneladas este ano. Além disso, pagamos preços bastante significativos pela tonelagem da laranja, chegando a R$ 200,00 a tonelada”.
Ficou acordado ao final do encontro que os agentes financeiros oficiais e a Trop Fruit estarão dia 24 de fevereiro, em Umbaúba, para uma discussão mais ampla com o restante da cadeia produtiva da citricultura em Sergipe, visando consolidar a política para o segmento, quando será sugerida a formação de uma Câmara Permanente da Citricultura.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo reúne produtores e indústria para discutir política citrícola do Estado – Foto: Luiz Carlos Lopes Moreira / Agricultura