Governo reúne imprensa da região de Estância e apresenta o Hospital Regional
O Governo de Sergipe, através das Secretarias de Estado da Saúde (SES), da Comunicação (Secom) e Fundação Hospitalar de Saúde, reuniu, na manhã desta quarta-feira, 23, diversos veículos de comunicação da região de Estância para conhecer, em primeira mão, o Hospital Regional Dr. Jessé de Andrade Fontes – o segundo Hospital do Estado a contar com Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O ato de inauguração acontece nesta quinta-feira, 24, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do governador Marcelo Déda.
O vice-governador do Estado, Jackson Barreto, acompanhou ao lado do secretário de Estado da Saúde, Antonio Guimarães, a visita com jornalistas e radialistas às dependências do hospital, que também foi presenciada por várias autoridades do município e do estado. Eles conheceram a sala de estabilização do pronto-socorro, UTI, alas vermelha e amarela utilizadas para tratamento de pacientes muito críticos e críticos, respectivamente, centro cirúrgico e obstétrico, e viram como será feito o acolhimento de pacientes que não necessitam de atendimento de urgência ou emergência e como é dado o encaminhamento desse usuário do SUS. Tudo explicado detalhadamente pelo gestor da pasta da Saúde.
Após a visita, a imprensa pode fazer perguntas aos gestores, dirimindo dúvidas a respeito do funcionamento do hospital. A importância da nova unidade para a rede hospitalar de assistência à saúde do Estado foi ressaltada pela maioria que estava presente. “A partir de um investimento na ordem de R$ 16 milhões, esse nosso hospital significa algo muito importante para a Saúde de Sergipe. É a segunda unidade onde serão implantados 10 leitos de UTI no interior do estado. Teremos 125 leitos na área de clínica médica, pediátrica, obstétrica e cirúrgica. Além desses leitos, teremos recursos diagnósticos com pronto-socorro equipado e com condições de dar suporte de vida em situação mais graves. A UTI vai contar com equipes multidisciplinares com médicos, fisioterapeutas, nutricionista e corpo de enfermagem.”, explicou Antônio Carlos Guimarães.
O presidente da Comissão de Saúde, Higiene, Assistência e Previdência Social da Assembléia Legislativa de Sergipe (Alese), o médico obstetra Gilson Andrade, destacou, durante a visita, a importância da unidade hospitalar para a região Sul do Estado. “É um grande momento para a Saúde de Estância e para região Sul de Sergipe. Nós vimos um hospital muito bem equipado, com estrutura física perfeita dentro dos moldes exigidos pelo Ministério da Saúde e isso traz uma grande expectativa para a população usuária do SUS depois da inauguração. Depois de entrar plenamente em funcionamento, ele vai atender uma demanda histórica do Estado, que é diminuir o encaminhamento de pacientes para o Hospital de Urgências de Sergipe, o Huse”, disse o parlamentar.
Em um dos pontos levantados no discurso proferido, o vereador Arthur Oliveira, que representou a Câmara Municipal de Estância na visita, destacou a resolutividade que a unidade vai ter para a região. “Nós sabemos que a saúde tem problemas e vai ter sempre, mas tenho a certeza do compromisso do Governo do Estado em resolver esses problemas. Basta ver esse hospital Regional aqui na cidade de Estância. Nós acompanhamos essa obra desde o começo e agora vamos ver todo mundo querendo ser atendido no Hospital Regional de Estância. Ele vai resolver boa parte das necessidades do município. Até a localização dele na cidade é um ponto positivo, uma vez que está perto da rodovia, próximo ao centro da cidade e todos terão acesso fácil”, discursou Oliveira.
A vice-prefeita do município, Gleide Carvalho, representou o prefeito Ivan Leite na visita dos gestores e autoridades na unidade. “Eu vi uma estrutura de primeiro mundo aqui. Dessa forma, não precisaremos mandar os pacientes para a capital”, disse a gestora do município em exercício.
Expectativa para os usuários
O secretário de Saúde de Estância, Jorgivaldo Ramos de Oliveira, falou, enquanto gestor, de suas expectativas para que os usuários sejam bem atendidos. “Esse hospital terá um atendimento importante, não só pela estrutura física do prédio, mas os usuários deverão sair satisfeitos. Nós somos parceiros para que o atendimento seja de qualidade e resolva os problemas da população”, declarou o gestor.
A promotora do Ministério Público de Estância, Carla Rocha, acompanhou cada passo do desenvolvimento do Hospital Regional de Estância Jessé de Andrade Fontes. A primeira vez que entrou na unidade foi de capacete em meio à obra de construção. “O surgimento do hospital trouxe muita expectativa para a população. Eu acompanho a demanda da população e há um reclamo muito grande, inclusive, do atendimento que se tem na unidade filantrópica Hospital Regional Amparo de Maria. O Ministério Público se sente muito à vontade em dizer que está feliz em ver toda essa tecnologia que vai atender toda a região Sul do estado”, disse a promotora, durante a visita ao Hospital.
Implantação dos serviços
Em virtude da complexidade dos serviços, a unidade hospitalar, depois de construída, segue um cronograma de etapas para entrar em funcionamento. “Agora já se tem uma dimensão do que é o hospital, composto por equipamentos maravilhosos e toda tecnologia de ponta que se tem no país. Nós vamos inaugurar o hospital amanhã e fechará durante uma semana para higienização e esterilização dos equipamentos. A partir do dia cinco de dezembro abriremos o pronto-socorro e a cada 60 dias a gente vai abrir uma parte do hospital”, afirmou Emanuel Messias, diretor geral da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).
Presenças
Estiveram presentes à visita os diretores operacional da FHS, José Edvaldo Santos, e administrativo-financeiro, Vandersson Méllo, a superintendente do Hospital Regional de Estância, Patrícia Falcão, o diretor técnico do Hospital, Marco Antonio Gomes da Silva, e o secretário adjunto de Estado da Comunicação, Sales Neto.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo reúne imprensa da região de Estância e apresenta o Hospital Regional – O secretário de Estado da Saúde
- Antônio Carlos Guimarães