[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Alertar os cidadãos para a necessidade de ajudar o próximo. Essa é a finalidade da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea que acontece desde o último dia 14 e vai até o dia 21 de dezembro. De acordo com dados do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), 7.508 sergipanos estão inscritos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Na manhã desta terça-feira, 17, os amigos Robério Santos Silva, 44, e Ivanildo Figueiredo, 35, viajaram de Laranjeiras até Aracaju para preencher o cadastro. Eles relataram que a decisão tem como objetivo ajudar o amigo Eder Menezes Leite, diagnosticado recentemente com leucemia. 

“Soubemos da doença de Eder e, por isso, estamos chamando os amigos do nosso grupo de motocross, Trilheiros do Vale, para fazer o cadastro no Hemose. A doação pode servir para ele ou outra pessoa que precisa”, ressaltou Robério.

Para ser candidato a doador de medula óssea, o cidadão precisa ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde. Para se cadastrar, a pessoa deve comparecer ao Hemocentro de Sergipe de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h, com documento de identidade e preencher o formulário com informações pessoais, endereço e telefones de contato.

O passo seguinte é a coleta de 5 ml de sangue para o teste de compatibilidade (HLA). O resultado do exame fica armazenado no banco de dados do Redome. O candidato será procurado para realizar o transplante de medula óssea, no caso de haver compatibilidade com um paciente inscrito no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme).

Doador de sangue, Ivanildo Figueiredo realizou o cadastro de doador de medula óssea e aproveitou a oportunidade para contribuir com o estoque de sangue. “Decidi fazer a minha parte”, salientou o comerciante.

De acordo com a gerente de Captação e Acolhimento de Doadores do Hemose, Teresa Leite Lisboa, a campanha é importante para conscientizar e estimular a população. “Esse tipo de mobilização é positiva pelo fato de despertar nas pessoas o gesto de solidariedade com o próximo”, destacou.

Lei Pietro 

A Semana de Mobilização foi instituída através da Lei Pietro, nº 11.930/2009, que tem como finalidade ampliar o número de doadores voluntários cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea. A lei recebeu esse nome em homenagem a Pietro, filho do deputado Beto Albuquerque, que faleceu no dia 3 de fevereiro de 2009, depois de 14 meses de luta contra uma leucemia mielóide aguda.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.