[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Unidade Móvel “Fique Sabendo”, do programa DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES), estacionou na porta do Restaurante Popular Padre Pedro, no Centro de Aracaju, no final da tarde de ontem, terça-feira, 23. Depois que terminavam de jantar, os frequentadores do local fizeram gratuitamente o Teste Rápido para a detecção de HIV e Sífilis.

A ação fez parte da mobilização  que a SES promove, em parceria com os 75 municípios sergipanos, para ampliar o acesso da população ao diagnóstico precoce dessas doenças, principalmente a Sífilis. “Foram realizados 87 exames de HIV e 87 de Sífilis entre às 17h e 19h. Desse total, apenas dois de Sífilis deram positivo”, contabilizou a enfermeira do programa DST/AIDS da SES, Joana D’Arc.

De acordo com o gerente do programa Estadual DST/AIDS, Almir Santana, parte da população frequentadora do restaurante popular é carente. “Muitas dessas pessoas estão em situação de vulnerabilidade por não ter acesso às informações, preservativos e ao exame. Os homens foram os alvos da ação porque muitos têm parceiras gestantes e não fazem os exames do pré-natal junto com elas, o que torna o bebê vulnerável à Sífilis Congênita. As mulheres gestantes, mesmo com os exames do pré-natal em dia, têm prioridade na Unidade Móvel e devem trazer seus parceiros”, disse.

Para a gerente do restaurante, Irailde Alves Lima, a ação é muito positiva. “Essa iniciativa esclarece aos usuários do Padre Pedro sobre a AIDS e demais Doenças Sexualmente Transmissíveis. Foi uma importante oportunidade”, afirmou.

A comerciante Bernadete Santos Campos viu a Unidade Móvel “Fique Sabendo” fez o exame. “Apesar de sempre me cuidar, o resultado negativo me deixou aliviada. Não podemos confiar em ninguém e sempre temos que usar preservativos”, aconselhou.

Teste Rápido

O Teste Rápido é feito com apenas um pequeno furo na ponta do dedo para colher uma gota de sangue. Após vinte minutos, o resultado é dado para a pessoa. Em caso positivo, ela é encaminhada para dar início ao tratamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A Unidade Móvel “Fique Sabendo” garante a privacidade e o sigilo dos resultados de exames. O microônibus adaptado para realização dos Testes Rápidos é dotado de uma sala para coleta do sangue e realização do exame e mais duas para aconselhamento.  Na sala de aconselhamento fica apenas o paciente para receber o exame, o encaminhamento e as orientações passadas por um profissional de saúde da SES.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.