[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

“O Simuladão vai refletir para a gente o nosso aprendizado e, com isso, vamos ter uma base de como iremos nos sair no Enem”. A afirmação é da aluna do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, Maiara Barbosa, que pretende fazer o curso de Engenharia Civil na UFS, ao participar na manhã desta quarta-feira, 16, de mais um Simuladão promovido pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação.

Faltando 10 dias para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Seed está realizando até esta quinta-feira, 17, o último simulado entre os alunos da rede regular de ensino. São mais de 16 mil estudantes testando seus conhecimentos.

Esta ação visa preparar ainda mais o alunado, fazendo com que ele possa perceber em quais áreas de conhecimento deve aprofundar seus estudos para obter aprovação no curso que deseja concorrer na Universidade Federal de Sergipe (UFS). O Enem vai acontecer nos dias 26 e 27 de outubro em todo o Brasil.

Quem também elogiou bastante a realização do simulado foi a aluna Ane Caroline de Santana. Ela acha que esta é uma oportunidade para revisar o conteúdo estudado no ensino médio. “O simulado está ajudando muito, juntamente com a escola, a rever todos os assuntos que temos estudado desde o 1º ano. Estou achando muito importante, pois teremos uma noção do que iremos encontrar no exame”, disse ela, que pretende estudar o curso de Direito.

Já o seu colega, Natanael Feitoza, disse que “é através das questões do simulado que formaremos a percepção de como virá a ser as questões do Enem “. O estudante Leandro de Santana Santos ressaltou que o simuladão é a ação mais importante para os alunos. “Antes a gente não tinha uma preparação tão intensa quanto alguns alunos de escolas particulares e pré-vestibulares pagos têm. O curso Pré-Universitário tem melhorado colocando mais simulados durante o ano. Adorei essa proposta de simulados pré-Enem”, afirmou ele, que pretende fazer Engenharia.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Gabriela Zelice, as provas do simulado são nos mesmos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio, para que os estudantes possam estar mais familiarizados. “As questões estão formatadas no modelo do Enem. A intenção é que, justamente faltando poucos dias para a prova, a gente possa preparar e harmonizar os alunos com as questões do exame que vai abrir as portas para a universidade pública”, explicou.

Douglas Mateus, que estuda o 3º ano no Colégio Estadual Atheneu Sergipense, adiantou: “a gente vai estimulando mais o nosso conhecimento, querendo desenvolver mais o que a gente sabe e vai se esforçando mais para chegar ao Enem e ter convicção do que vai fazer”. Segundo ele, vai disputar uma vaga no curso de Enfermagem na UFS.

Neste primeiro dia, os alunos foram submetidos às provas objetivas das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias, além da Redação. Já nesta quinta-feira, é a vez de fazerem as provas das áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Testar conhecimentos

O professor de Física Aderaldo Pereira, explicou que a simulado dá a oportunidade de o aluno ver como anda os seus estudos. “É fundamental para os nossos alunos, pois já estamos na véspera do Enem. Agora é hora de cada um provar a si mesmo o que foi retido ao longo do ano, se há necessidade de rever alguma matéria e observar depois da avaliação o que precisa ser refeito”, disse.

Acolhimento

De 22 a 25 de outubro a Seed também estará promovendo as revisões finais do Enem na quadra do Colégio Estadual Dom Luciano. Já nos dias 26 e 27, quando ocorrerão as provas, a Seed colocará ônibus para transportar os alunos e vai distribuir água e kits com lápis, caneta e borracha. Os professores também estarão mobilizados para estimular e dar força aos vestibulandos, demonstrando confiança no sucesso de todos.

Em Sergipe, 28 municípios serão sedes para a realização das provas e 238 unidades escolares foram selecionadas para sediar os exames, sendo que 47% são da rede estadual. As provas iniciarão às 12 horas, horário local, e prosseguirão até as 17h30.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.