Governo realiza seminário sobre ‘Viaja Mais – Melhor Idade’
A Secretaria de Estado do Turismo de Sergipe, em parceria com o Ministério do Turismo, realizou nesta quarta-feira, 12, o seminário ‘Viaja Mais – Melhor Idade’, no auditório do Banco do Nordeste. O objetivo do evento foi orientar e informar aos empresários e representantes do trade turístico sobre a escolha de Aracaju como destino selecionado pelo programa do Ministério do Turismo, que incentiva o aumento no fluxo de viagens para o público da melhor idade, por meio da venda de pacotes, em condições especiais, para pessoas acima de 60 anos.
Com o programa, aposentados e pensionistas poderão comprar seus pacotes turísticos através de financiamento em até 12 prestações, que serão descontadas em folha e com taxas de juros de no máximo 1% ao mês, a depender do número de parcelas. "É extremamente mais vantajoso para as pessoas comprarem através deste programa, principalmente se compararem com as taxas médias de juros que são cobradas no mercado, que variam em torno de 3%", explicou a representante do Ministério do Turismo, Lara Franco.
A palestrante explicou também que, inicialmente, apenas o Estado de São Paulo e o Distrito Federal irão vender estes pacotes para 20 destinos receptivos, incluindo Aracaju. São Paulo foi escolhido por concentrar a maior quantidade de aposentados do país e o Distrito Federal, por possuir os aposentados com maior poder aquisitivo do Brasil.
"Nesta primeira fase, a idéia é que apenas estes dois locais vendam para sentirmos a aceitação do programa. Com as conclusões que iremos tirar, montaremos a estratégia para a segunda fase, que iremos lançar no início do próximo ano. Esperamos expandir estas vendas para todo o país", disse Lara Franco.
O programa
O programa ‘Viaja Mais – Melhor Idade’ está previsto para funcionar apenas nos períodos de baixa estação, onde os pacotes são mais baratos. Como ele é direcionado para aposentados, existe uma maior disponibilidade para se trabalhar os meses do ano que não sejam os períodos de férias, que são mais caros e que concentram um grande número de pessoas nos destinos turísticos, o que pode ocasionar um maior desconforto para este público.
"Uma das metas deste programa é diminuir a sazonalidade do segmento turístico, já que estamos colocando seu funcionamento para períodos que não coincidem com as férias escolares, quando a maioria das famílias se programa para viajar", disse Lara.
O secretário de Estado do Turismo, João Augusto Gama, disse que o programa tem um forte potencial de se consolidar como algo que transforme os meses da baixa estação em períodos rentáveis para o setor turístico. "São mais de 15 milhões de brasileiros aposentados e pensionistas com potencial para se inserir neste mercado e criar um sistema onde toda a cadeia produtiva do turismo sai ganhando", disse João Augusto Gama.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]