[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Representantes de 75 secretarias municipais sergipanas estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, 6, no auditório do Anexo III do Complexo Administrativo e Pedagógico da  Secretaria de Estado da Educação da (Seed), sobre a sistemática para avaliar a organização  do Sistema Nacional de Educação Básica (SAEB) 2013, que compreendem a Prova Brasil, Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB).

Segundo a coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Avaliações da Seed, professora Joniely Cheyenne Cruz, o objetivo é orientar os representantes municipais para as avaliações que serão realizadas em suas escolas. “Estamos mobilizando os municípios para que eles se organizem e estejam preparados. “Este ano tem algo novo, que é a Avaliação Nacional de Alfabetização, que compreenderá alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental (ANA). A ANA, Prova Brasil e ANEB são importantes para a composição da situação da educação das redes públicas e privada de ensino por região, unidade da federação, município e unidade escolar”, frisou.

Joniely Cheyenne Cruz lembrou que a Prova Brasil é a principal avaliação nacional de Educação, que acontecerá de 11 a 21 de novembro para o quinto e nono anos do ensino fundamental e na terceira série do ensino médio. Os estudantes respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas.

Preparação

Para Geni de Souza Barreto, da Secretaria Municipal de Educação de Moita Bonita, “os resultados do SAEB apontam para a melhoria da qualidade e da escolarização”, informou. Já o representante da Secretaria Municipal de Educação de Ilha das Flores, Ailton Silva, enfatizou o trabalho que está sendo realizado em cima da preparação dos professores e alunos. “Estamos nos concentrando nas deficiências dos nossos alunos, principalmente, competência aplicada à disciplina matemática. Esperamos até as avaliações poder ajudar nossos alunos a sanar as dificuldades”, disse.

Diane de Góis Santos é técnica da Secretaria Municipal de Educação de Itabaiana. Para ela, neste momento é essencial se organizar e aplicar todas as instruções que o MEC e a Seed têm dado em relação ao processo de avaliações. “Sabemos que um dos marcos para a diminuição das desigualdades estruturais é o investimento da educação. O Ideb é uma importante ferramenta de avaliação que proporciona muitos investimentos”, destacou.

IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação foi criado com o objetivo de medir a qualidade da Educação Básica levando em consideração os seguintes indicadores: Desempenho da Prova Brasil em Língua Portuguesa e Matemática, aplicada de forma universal no 5° e no 9° anos do ensino fundamental; fluxo escolar; desempenho do SAEB em Língua Portuguesa e Matemática aplicado de forma amostral na rede privada no 5° e 9° anos do ensino fundamental e na rede pública no 3° ano do ensino médio.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.