Governo realiza reunião com lideranças empresariais
Ampliar o diálogo entre o Governo do Estado e as lideranças empresariais de Sergipe. Este foi objetivo da reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 4, entre o secretário de Administração, Jorge Alberto, e representantes de diversos setores do empresariado sergipano. O encontro ocorreu na sede de Secretaria de Administração (Sead) e reuniu cerca de 50 pessoas, entre presidentes de sindicatos, representantes de cooperativas, líderes de câmaras e confederações dos diversos segmentos.
Na reunião, o superintendente de Compras da Sead, Marcio Zylberman, expôs sobre o que o Governo do Estado vem fazendo para ampliar a participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais. Ele citou especialmente a lei 6.206/07, em vigor desde 25 de setembro de 2007.
Além da exclusividade nas compras até R$ 80 mil, a lei permite a exigência de subcontratação de micro e pequenas empresas e as empresas de pequeno porte pelos licitantes no caso de serviços e obras de valor acima de R$ 1,5 milhão e o estabelecimento de cota até 25% para as micro e pequenas empresas e as empresas de pequeno porte na compra de bens e materiais.
Sugestões
Os empresários apresentaram sugestões para ampliar a participação das empresas locais no poder de compra do Estado. "Esta seria uma forma de estimular a participação das empresas locais nos processos licitatórios. E isso pode ser trabalhado durante a formatação dos editais", afirmou Zezinho Guimarães, superintendente do Sebrae/SE. "Dar maior preferência às empresas locais não significa cercear o processo, mas estimular a participação das organizações que estão em dia com as suas contribuições para com o Estado e que atuam de forma competente", completou.
Segundo o secretário Jorge Alberto, o Governo do Estado vem realizando processos licitatórios de forma equânime, visando não beneficiar nenhuma empresa e nem gerar prejuízos para ninguém. "O objetivo do Governo do Estado é baixar os custos sem perder a qualidade e ampliar ao máximo o número de produtos oferecidos", explicou.
Ao fim da reunião, o secretário se comprometeu em convidar o procurador-geral do Estado, Marcio Rezende, para discutir a legitimidade das sugestões apresentadas. Ele destacou que o Governo do Estado vem capacitando os profissionais da área de compras e que promoverá cursos de formatação de editais e de formação de pregoeiros. "É determinação do governador Marcelo Déda a busca pela modernização, transparência, ética e democratização nos processos".
O superintendente do Sebrae elogiou a iniciativa do Governo. "Pela primeira vez estamos vendo uma gestão abrir espaço e expandir propostas, visando abranger e comportar no projeto as micro e pequenas empresas", afirmou Zezinho Guimarães.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo realiza reunião com lideranças empresariais – Foto: Maria Odília/Administração