[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Compromisso com os pacientes e melhorias para os funcionários. É dessa forma que o Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) trabalha para aprimorar a qualidade do atendimento dos usuários. Prova disso é a nova sala elaborada para controle de exames e centralização dos serviços.

A antiga sala de exames, que funcionava no corredor dos consultórios, não oferecia espaço suficiente e ficava em um local muito movimentado por conta de outros procedimentos. Agora, o fluxo acontece na segunda recepção da radioterapia, em um espaço amplo, arejado e confortável. A coordenadora assistencial da oncologia, Magali Correia, explica que as mudanças realizadas na unidade são necessárias para oferecer melhor assistência aos usuários e maior conforto aos funcionários.

“Percebemos que, todos os dias, a partir das 8 horas, o fluxo era intenso no corredor dos consultórios. Tivemos a ideia de mudar o local para oferecer um conforto maior aos pacientes e nossos servidores, e vem dando certo. O espaço ficou excelente”, afirmou.

A assistente administrativa Mariana Aragão aprovou as melhorias da nova sala de exames. “O novo espaço melhorou muito. Agora, o usuário pode ficar mais a vontade em um lugar amplo e que não fecha para o almoço. Cerca de 120 pessoas passam por aqui diariamente para marcar algum tipo de exame ou buscar resultados. São mais de dez tipos de exames realizados pela unidade, entre eles cintilografia óssea, ressonância magnética, tomografia, citogenética, biopsias, laboratoriais, ultrassonografia, raio X, entre outros”, explicou.

A aposentada Raimunda Costa, disse que as mudanças só trazem benefícios para os usuários. “Gostei muito. Só em não precisar ficar se deslocando de um setor para outro, já ajudou bastante. Agora, na entrada da oncologia, já resolvemos todas as questões dos exames, sem burocracia, e saímos satisfeitos”, disse.

Adequações

Mas as melhorias não param por aí. Um novo espaço foi criado também para os voluntários que trabalham com a doação de alimentos e lanches para os pacientes, acompanhantes e funcionários da unidade. A distribuição da alimentação, que antes era feita de forma improvisada na copa da oncologia ou na recepção da radioterapia, agora é realizada no antigo refeitório do hospital, em um espaço mais amplo e adequado para o desenvolvimento dos trabalhos.

O trabalho voluntário envolve a preparação e distribuição de lanche, além de carinho e atenção dado aos acompanhantes e familiares dos pacientes em tratamento ambulatorial ou internados. Magali Correia explica, ainda, que o local é mais confortável e sem risco de contaminação.
“As pessoas já se adaptaram a esse novo refeitório, que está bem amplo e organizado com mesas e cadeiras, livres de desconforto. Agora, o local é apropriado para a refeição de todos”, ressaltou.

Outra melhoria que garante a assistência dos usuários é a ampliação do estoque de medicamentos, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), e que já estão disponíveis na farmácia da unidade. Substâncias como Anastrazol, Cisplatina, Gencitabina, Tamoxifeno, Bicalutamida, Doxorrubicina, Dacarbazina estão regularizados. A medida visa ampliar e abastecer o estoque por mais tempo.

“Esse quadro representa uma evolução em relação ao registrado nos últimos seis meses. Esses itens atendem mais de 80% da demanda de tratamento dos pacientes. Além do fornecimento, a FHS adotou essa estratégia para abastecer por um período mais longo do que o que vinha sendo realizado nos seus processos de compra. Nosso compromisso é de sempre avançar na manutenção desse abastecimento”, explica Marcelo Vieira, diretor da Fundação Hospitalar de Saúde.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.