[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Governo de Sergipe, por meio das secretarias de Estado da Segurança Pública e da Educação, realizou na tarde de terça-feira, 2, uma audiência pública com representantes da comunidade do conjunto Jardim, no município de Nossa Senhora do Socorro. O encontro, que contou com a participação da primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, e dos secretários da Segurança Pública, Kércio Silva Pinto, da Educação, professor José Fernandes de Lima, e de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Lucia Menezes, aconteceu na quadra de esportes do Caic.

Por mais de duas horas, os gestores públicos ouviram as principais reivindicações dos moradores sobre educação, segurança pública e projetos sociais na região, que partiram de uma platéia formada por professores, diretores de escolas, alunos e moradores.

A população pediu melhorias nas instalações físicas e nos arredores do Caic e uma participação mais efetiva do patrulhamento ostensivo realizado no bairro. "Estamos aqui para discutir os problemas e pedir melhorias nas instalações do nosso colégio e um patrulhamento mais eficiente nas redondezas. Quero registrar que acreditamos na ação efetiva deste Governo", comentou uma das professoras de História do Caic, Valdice Vieira.

O secretário da Educação, José Fernandes de Lima, declarou que será feito um encaminhamento administrativo que visa melhorar a estrutura física da unidade educacional. "O projeto de reforma total deste Caic já foi comunicada ao Departamento Estadual de Habitação e Obras Públicas e faz parte de um pacote de melhoramento nas condições físicas de 36 escolas públicas estaduais", explicou professor Lima.

O secretário Kércio Pinto salientou que a SSP dará todo o apoio ao trabalho desenvolvido nas escolas e de maneira paliativa será feita uma escolta dos profissionais de educação que trabalham em Nossa Senhora do Socorro. "Iremos apoiar o trabalho de segurança nas escolas, e num primeiro momento os professores que se deslocam até aqui para ensinar serão acompanhados por policiais militares na chegada e no retorno", disse Kércio.

Escola Aberta

A secretária de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Menezes, informou que, na próxima semana, chegará às escolas do Conjunto Jardim o Programa Abrindo Espaços, parceria da Unesco, Governo Federal e Governo de Sergipe. O programa consiste em tornar as unidades de ensino nos fins de semana um espaço para prática de atividades culturais, esportivas e de lazer. Ana Lucia prometeu também o fortalecimento das políticas sociais na comunidade.

Investimentos

O secretário Kércio Pinto anunciou que o Governo de Sergipe irá investir maciçamente em segurança pública nos conjuntos do município de Nossa Senhora do Socorro. "Socorro receberá um investimento expressivo com a melhoria do patrulhamento ostensivo em todos os bairros da cidade", completou.

Até o fim de outubro, serão enviados ao 1º, 5 º e 8º Batalhões, que são as três unidades de policiamento comunitário da Polícia Militar sediados na região metropolitana de Aracaju, 50 viaturas, 100 motocicletas, 500 pistolas, 500 coletes anti-balísticos, além dos modernas carabinas calibre .40.

O Proerd, que é um programa desenvolvido pela PM de Sergipe com o objetivo de combater o tráfico de entorpecentes, e que em 2006 foi premiado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) como destaque no Plano Nacional de Combate às Drogas, foi destacado por uma das educadoras. "Gostaríamos que o Poerd fosse mais difundido em nosso município, dado a eficiência deste projeto junto ao combate ao tráfico de entorpecentes", afirmou a professora do ensino fundamental, Jane Leite.

Do poder público municipal, os moradores pediram, ente outras coisas, projetos que fomentem junto aos jovens atividades culturais, esportivas e profissionalizantes paralelamente ao ano letivo e às férias escolares, com o objetivo de tirar a juventude do ócio.

Participaram também do encontro o delegado de polícia do conjunto Jardim, João Moreira, o comandante da companhia escolar da PM, capitão Samuel, e o secretário de Obras do município de Socorro, Wellinghton Mangueira, que na oportunidade esteve representando o prefeito José Franco.

Investigação

A audiência pública foi motivada por um assalto ocorrido por volta das 13h do último dia 27 de setembro, nos arredores do CAIC, que teve como vítimas três professoras da rede pública estadual. Elas estavam se deslocando para dar aula e foram abordadas por três homens armados. Além de terem as bolsas roubadas, as educadoras ainda sofreram agressões físicas. O episódio causou pânico em moradores e profissionais de educação que atuam naquela unidade educacional.

O delegado da área, João Aragão, que também participou da reunião, disse que as investigações em relação à agressão aos professores estão avançadas, mas solicitou a população informações que possam ser úteis para elucidar o caso. Ele prometeu que vai estreitar a relação com a comunidade.

Também participaram da audiência pública representantes da Igreja, Associações, professores, sindicalistas, pais de alunos, estudantes e lideranças da comunidade, que fizeram uma série de reivindicações aos representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Socorro.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.