[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A área técnica de alimentação e vigilância nutricional da Secretaria de Estado da Saúde (SES) preparou uma intensa programação para comemorar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, realizada de 1º a 7 de agosto. Oficinas, palestras e a distribuição de material informativo vão despertar a comunidade sergipana para importância de amamentar o bebê com leite materno desde a primeira hora do nascimento até pelo menos seis meses de idade.

"Este é um gesto de amor que salva vidas. Ao sair do ventre da mãe, a criança encontra um mundo desconhecido e, por isso, precisa de proteção e aconchego como nunca", explicou Gildenae Jaguar, coordenadora do evento.

Este ano, a ‘Semana’ chamará a atenção para as vantagens de iniciar a amamentação o mais cedo possível. Por esta razão, o tema escolhido pela Aliança Mundial de Ação em Aleitamento Materno (WABA, sigla em inglês) foi ‘Amamentação na primeira hora, proteção sem demora’.

Com esta proposta, especialistas de mais de 120 países esperam conscientizar as gestantes de que o bebê precisa ser colocado para mamar no peito da mãe ainda na sala de parto. O ato ajuda não só a estabelecer o vínculo entre os dois, como também a diminuir o sangramento do útero, reduzindo assim o índice de mortalidade materna.

Ações permanentes

Para dar continuidade às ações estabelecidas pela Semana Mundial do Aleitamento Materno, a Secretaria de Saúde (SES) vai capacitar profissionais de todas as maternidades do Estado. As bases científicas do aleitamento materno serão repassadas por especialistas do Ministério da Saúde (MS) que, através de treinamento, vão ensinar a melhor forma de aplicar as técnicas de manejo da lactação. Cada município formará um representante para atuar como agente multiplicador de informações em sua cidade.

A Secretaria da Saúde também vai iniciar uma série de pesquisas na capital e no interior. O objetivo do estudo é fazer um levantamento sobre as dificuldades das mães durante o manejo da amamentação. A aplicação dos questionários será feita por alunos do curso de nutrição da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e servirá de base para o trabalho da gerência de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (DANT) da Secretaria.

Conheça os benefícios do aleitamento materno.

Programação

Quarta-feira – 1º de agosto
Local: Hotel Celi

Às 8h30min
– Abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno, com o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho;
– Início da oficina de capacitação sobre o manejo da lactação.

Das 10h às 12h
– Bases científicas do aleitamento materno, com um dos instrutores do Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP);

Das 14h às 17h
– Bases científicas do aleitamento materno, com um dos instrutores do Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP);

Quinta-feira – 2 de agosto
Continuação da oficina de capacitação

Das 8h às 12h
– Aplicação das técnicas de manejo da lactação;

Das 14h às 17h
– Aplicação das técnicas de manejo da lactação;

Público alvo: Profissionais de Saúde das Maternidades e Bancos de Leite do Estado.

De 1º à 7 de agosto

Atividades nas Maternidades
– Exposição e distribuição de material educativo;
– Orientação sobre a importância do aleitamento materno;
– Aplicação de questionários pelos alunos do curso de nutrição da UFS às nutrizes das maternidades.

Atividades nas unidades que executam o pré-natal
– Palestra com grupos de gestantes da UNIMED e do Centro de Atenção integrada à Saúde da Mulher (CAISM).

Atividades integradas ‘Portas abertas’
– Visita programada para agentes de saúde e gestantes aos Bancos de Leite e Maternidades de seus municípios, acompanhados por monitores locais com o objetivo de conhecer o funcionamento da unidade.

Atividades nas Unidades Básicas de Saúde
– Palestras, distribuição de material educativo e apresentações artísticas, incluindo peças teatrais encenadas pelos próprios agentes comunitários de saúde.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.