Governo realiza 3ª edição do seminário Mão Amiga para cortadores de cana
O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realiza desde segunda-feira, 17, a segunda chamada do Seminário Mão Amiga- 3ª edição- para os cortadores de cana-de-açúcar inseridos no programa.
O seminário habilita os trabalhadores em diversas áreas e acontece até o dia 20 de junho para capacitar 3.253 cortadores de cana dos 21 municípios beneficiados pelo programa de transferência de renda e estímulo a cidadania, Mão Amiga.
Os trabalhadores de Capela receberam dois dias de capacitação, nesta segunda-feira, 17 e terça-feira, 18. No município, o seminário foi proferido pelo técnico da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), João Bosco. “Durante a minha fala, alerto os trabalhadores sobre os riscos dos agrotóxicos e dissemino a importância do uso de adubos naturais. Os trabalhadores rurais precisam aprender os ricos dos venenos à saúde”, destaca João Bosco.
“A participação no seminário é a contrapartida exigida pelo Estado para que os trabalhadores recebam o benefício do Mão Amiga. Caso o cortador de cana não participe do seminário, seu benefício será bloqueado”, alerta o técnico do departamento de Renda e Cidadania, Melquíades Freitas .
As palestras abordam as atividades agrícolas já desenvolvidas pelos trabalhadores. Para ministrar as palestras, a Seides conta com a parceria da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Sergipe (Fetase), da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.
O beneficiário Lenício de Jesus, de 41 anos, garante que sempre participa dos seminários. “Quero garantir o meu benefício e aprender assuntos importantes”. Para a beneficiária Maria Luciene dos Santos, moradora do povoado Terra Dura, é uma satisfação participar do seminário. “Sempre aprendo coisas novas. Participo sempre”.
Os municípios beneficiados pelo Mão Amiga na cultura da cana são: Japaratuba, Capela, Maruim, Santo Amaro, Rosário do Catete, Siriri, Nossa Senhora das Dores, Japoatã, Malhada dos Bois, Muribeca,Santana do São Francisco, Pacatuba, Neópolis, São Francisco, Laranjeiras, São Cristovão, Divina Pastora, Riachuelo, Areia Branca, Santa Luzia do Itanhi e Santa Rosa de Lima.
Mão Amiga
Criado em 2009, o programa de transferência de renda e geração de cidadania ‘Mão Amiga’ garante a subsistência dos trabalhadores rurais da laranja e da cana-de-açúcar no período da entressafra, através de uma bolsa mensal de R$ 190 durante os meses de novembro a fevereiro para a cultura da laranja, e entre maio e agosto para a cana-de-açúcar. Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo realiza 3ª edição do seminário Mão Amiga para cortadores de cana – A beneficiária Maria Luciene