Governo promove trilha ecológica no refúgio Mata do Junco
Ao longo de sua gestão, uma das metas desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) é proporcionar para a população sergipana uma maior interação com a natureza. Na manhã desta quinta-feira, 12, alunos do Colégio Zózimo Lima, situado no município de Capela, teve a chance de conhecer de perto as belezas cênicas do Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, por meio de uma trilha ecológica. A trilha que contou com a parceria da Gestão Ambiental BR 101/ NE (PE/AL/SE/BA) fez parte das comemorações do Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro.
Com a realização da trilha ecológica, tanto o alunado como os professores conseguiram obter um olhar mais crítico em relação à conservação e preservação do meio ambiente. A trilha (Trilha das Águas), conduzida pelo Chefe de Brigada de Incêndio, Marcelo Guigó, teve uma extensão de 1.700 metros e foi composta de muita aventura.
Em meio a cada parada, a garotada, ficava maravilhada com a diversidade de espécies encontradas na Mata Atlântica como a sucupira, maçaranduba, visgueiro, erva de rato, orquídeas, bromélias, entre outras. Para expressar gratidão à mãe natureza, os estudantes realizaram um plantio simbólico. Plantando duas mudas de peroba rosa e uma de pé de galinha, a alegria dos alunos na realização do plantio era constante, afinal, todos queriam contribuir de alguma forma para a preservação da unidade.
A adolescente Eliane Fonseca, 16, afirmou que essa não é a primeira vez que fez um plantio e avaliou a ação como um ato de generosidade. “O nosso dever como cidadão é preservar aquilo que temos. Plantar essa muda representa um belo gesto de amor ao meio ambiente, pois sem a natureza a humanidade jamais sobreviveria”, disse.
Muito mais
Animados e dispostos a se aventurar no RVS Mata do Junco, durante a trilha os alunos ouviram a vocalização do macaco guigó, primata ameaçado de extinção. Na área de 1.500 hectares, um animalzinho que chamou a atenção de todos foi o Coleodactylus meridionalis, um dos menores lagartos do Brasil. A meninada não queria outra coisa a não ser olhar e admirar de perto a espécie encontrada no meio da trilha.
Encantada, a estudante Vitória Caroline, 13, disse nunca ter visto um lagarto daquele tamanho. “Nunca na minha vida soube que em Capela poderia existir um lagarto desses”, comentou.
Quem também aproveitou a trilha para se conectar com a natureza foi à aluna Luana Mota, 14. Com um sorriso estampando no rosto, ela contou que foi a primeira vez que participou de uma trilha ecológica e que levará recordações. “Hoje pude vivenciar tudo aquilo que é ensinado na sala de aula. Essa interação com a natureza foi algo único”, apontou.
A trilha, que serviu como um instrumento de conscientização, conseguiu ainda levar para os adultos um sentimento de valorização ao meio ambiente. “Essa trilha foi muito importante para todos. Com essa atividade, aprendemos que devemos continuar a preservar a natureza, pois é dela que tiramos o nosso alimento”, citou a diretora do Colégio Zózimo Lima, Hilma Silva.
Quem concordou com a afirmação da diretora, foi o especialista em Educação Ambiental e Comunicação Social da Gestão Ambiental BR 101, Hudson Jorge. “Essa atividade foi bastante interessante, pois trouxe para todos uma nova visão do que é meio ambiente. Cerca de 70% desses alunos nunca tiveram um contato com a natureza, e essa trilha pode mudar essa situação, afinal, muitos conheceram as riquezas que essa região oferece”, finalizou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo promove trilha ecológica no refúgio Mata do Junco –