Governo promove treinamento do Sistema de Informação do Câncer
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) está cumprindo mais uma etapa para a implantação do Sistema de Informação do Câncer (Siscan). Desde a última quarta-feira, 03, cerca de 20 prestadores de serviços e coordenadores das regionais de saúde participam de treinamento no Departamento de Informática do SUS (DataSUS), localizado no núcleo do Ministério da Saúde (MS), em Aracaju.
Através desse novo sistema, as informações sobre o câncer de colo de útero e o câncer de mama serão unificadas em uma mesma plataforma, o que potencializará as ações de monitoramento dos indicadores por parte da SES e do próprio Ministério.
O Siscan unifica os sistemas de informação do Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero (Siscolo) e do Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama (Sismama). Através dele, as unidades de saúde terão acesso para solicitar exames e cadastrar informações.
O sistema é integrado ao Cadastro Nacional de Cartão Saúde (CadSUS) e ao Cadastro Nacional e será implantado em Sergipe no mês de julho. “Com o Siscan, os dados inseridos pelos municípios serão automaticamente lançados na rede e se tornará acessível ao Ministério e à gestão estadual. Com ele, será possível visualizar os exames e laudos dos pacientes realizados em todo estado”, explica André Baião, médico e referência técnica estadual para Saúde da Mulher.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]