Governo promove ‘Dia de Todas as Crianças’ e garante diversão na Orla
O Dia das Crianças, festejado na última quarta-feira, 12 de outubro, vai ficar marcado na memória de milhares de crianças e adolescentes sergipanos que foram à Orla de Atalaia, em Aracaju. Palco de uma divertida confraternização em torno do universo infantil, oriundo de um trabalho interligado entre o Governo de Sergipe e a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), o ‘Dia de todas as crianças’ promoveu um momento de entretenimento e recreação, numa série de atividades distribuídas entre diversos setores da administração estadual.
Numa área de aproximadamente 2 km foram montados pula-pula, tobogã, piscina de bolinhas, cama elástica, futebol de sabão, jogos, circo, apresentações e estandes informativos que garantiram a diversão da criançada. As diversas tendas instaladas só foram possíveis graças à integração das secretarias, órgãos estaduais e entidades parceiras.
Aprender brincando
O projeto ‘Samuzinho’, uma ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), chamou atenção, despertando a curiosidade de quem passou pela Passarela do Caranguejo. A pequena Tâmara Ellen, de apenas 7 anos, ficou fascinada ao ver uma ambulância de atendimento avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Sergipe 102). Ela quis saber como funcionava cada equipamento e quando perguntada qual é a função de uma unidade do Samu, a resposta foi imediata: “salvar vidas”, contou.
A Secretaria de Estado da Cultura não podia ficar de fora desse projeto. Por isso, a criançada que foi até a Orla teve acesso à contações de histórias do Grupo Hanah e visitas guiadas com exposição de objetos relacionados a sergipanos ilustres.
Já a Secretaria de Turismo (Setur) preparou jogos ilustrativos com os principais destinos turísticos sergipanos, numa forma de levar o conhecimento aos pequeninos de um jeito leve e gostoso. “Tá muito legal aqui”, disse Silas Silva, 4. Em outro estande, os técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), levaram alegria e muita recreação com diversas opções para os pequenos: brincadeiras populares, espetáculos, exposição, jogos educativos, oficina de reciclagem e realização de plantio de espécies nativas com cortejo cultural.
Curioso, o pequeno Murilo Alves, 5, foi um dos primeiros a chegar ao estande e se divertiu muito na pescaria ambiental. Ele contou que, através da brincadeira, aprendeu como separar o lixo dando sua destinação final. “Eu gostei muito da pescaria, foi muito divertido”, afirmou.
A festa contou também com a participação do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), que além do trabalho de prevenção contra afogamento – realizado pelos guarda-vidas do Grupamento Marítimo da Corporação (GMAR) – simulou algumas atividades desenvolvidas no dia a dia dos bombeiros, atraindo a atenção de pais e filhos que apreciaram o evento.
Apresentações e diversidade
Ainda durante as festividades, cerca de 300 crianças de 20 unidades de ensino pertencentes à Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) tiveram a oportunidade de usufruir de momentos de lazer e diversão. Apresentações lúdicas, culturais e teatrais, garantiram a animação do público presente. No circo armado no local, os alunos surdos da Escola Estadual 11 de Agosto abriram as apresentações com o ‘Coral Mãos que Cantam’. Os estudantes ficaram extremamente satisfeitos com a iniciativa. “Gosto muito de participar desse evento. É uma oportunidade de mostrar nosso talento e também melhorar a nossa autoestima”, disse José Eduardo Oliveira da Cruz.
No palco principal, crianças e adolescetes que fazem parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) nos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Itaporanga, São Cristóvão e Laranjeiras, mostraram um verdadeiro festival de talentos, chamando a atenção do público presente. Ana Carla de Jesus, 15, demonstrou sua felicidade em poder dançar balé clássico no Dia de Todas as Crianças. “Acho bonitas as apresentações! É ótimo, porque temos a oportunidade de mostrar o que aprendemos com o Peti”.
Crianças e adolescentes da Fundação Renascer também estiveram presentes no ‘Dia de Todas as Crianças’. Ainda no palco principal, se apresentaram 17 meninos e meninas do Centro de Estudos e Observações (CEO) e unidade de acolhimento Izabel Abreu, com a coreografia ‘Piruetas’, assim como também o grupo de teatro Kassan, com o espetáculo ‘Uma Viagem ao fantástico Mundo do Saber’, e os palhaços mágicos da Cia. O Mínimo. O grupo de teatro Colores e o grupo musical infantil A Casa do Zé completaram a festa.
Alegria e tranquilidade
Cerca de 60 mil pessoas participaram do Dia de Todas as Crianças. Para o coordenador geral da festa, o secretário adjunto de Estado da Cultura, Marcelo Rangel, a realização de um evento deste porte é fruto de um grande trabalho de união, integração e planejamento entre todos os envolvidos.
“A maior alegria que a gente tem é ver a criançada se divertindo, brincando a vontade, com tudo gratuito. Esse sorriso, essa alegria é resultado do esforço de todos os nossos parceiros, que se dedicaram para estarem aqui oferecendo esporte, cultura, diversão e informação”, concluiu. O coordenador do evento ressaltou ainda a contribuição da Polícia Militar e da Companhia de Trânsito para o clima de paz, segurança e tranquilidade que predominaram no evento.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Governo promove ‘Dia de Todas as Crianças’ e garante diversão na Orla – O coordenador geral da festa e secretário adjunto de Estado da Cultura
- Marcelo Rangel / Foto: Fabiana Costa/Secult