Governo promove capacitação para apicultores do Estado
A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realiza capacitações do curso de apicultura, que integra o projeto de apoio e assistência técnica ao arranjo produtivo da apicultura para a geração de renda para famílias do Cadastro Único, do Governo Federal.
O projeto é executado pelo Seides, através de convênio com Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e tem o objetivo de viabilizar a promoção da inclusão social, fortalecendo a economia familiar com a estruturação de centros de formação profissional e o fortalecimento da economia dos pequenos produtores familiares por meio do apoio as cadeias produtivas de piscicultura e da apicultura.
Com a apicultura, serão beneficiadas 300 famílias de oito municípios, através de investimento de mais de R$ 2 milhões. Os municípios atendidos são Amparo do São Francisco, Japaratuba, São Francisco, Aquidabã, Gararu, Capela, Poço Redondo e Arauá.
“No total, são 32 horas de curso com esclarecimentos sobre associativismo/cooperativismo, conhecimento das etapas do projeto, além da elaboração do termo de pactuação entre o grupo, acerca do funcionamento do projeto em cada localidade”, explicou a diretora do Departamento de Renda e Cidadania, da Seides.
A diretora ressaltou ainda que os insumos (cera de abelha) serão cedidos pelo projeto. “Na proporção de 100% inicial, depois 50% e por último 30%. Na proporção inversa, a associação deverá complementar os insumos de modo que o projeto vá adquirindo sustentabilidade”, destacou.
O instrutor do curso de Apicultura no povoado João Pereira, em Gararu, Alex Sandro Chagas Mecenas relatou mais benefícios oferecidos pelo projeto. “Eles receberão colméias, suporte para as colméias, vestimenta apícola, além de receber todo suporte para a execução do projeto, desde a parte individual, como a coletiva, que incluem os equipamentos para o beneficiamento do mel”.
A pretensão é contemplar mecanismos que visem favorecer as potencialidades já existentes no Estado. Com o fortalecimento dessas atividades, procura-se minimizar a situação de vulnerabilidade da população beneficiaria do projeto.
Os apicultores beneficiados pelo projeto agradecem a oportunidade e destacam a expectativa de melhorar de vida. “Minha família é de apicultores, mas temos uma produção de mel muito pequena, por falta de dinheiro e qualificação. Resolvi entrar no projeto para aprender mais sobre o ramo e aumentar a quantidade de mel produzido anualmente. Tenho esperança que a situação vai melhorar”, frisou o beneficiário Flávio Nascimento, de Gararu.
Para o apicultor José Pereira a expectativa não é diferente. “Produzo, atualmente, 60 quilos de mel por ano. Tenho fé que vou melhorar bastante essa produção, após o projeto. Estou muito empolgado”, relatou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Governo promove capacitação para apicultores do Estado –