[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou na manhã desta terça-feira, 27, no auditório Atalaia, do Centro de Convenções de Sergipe, a aula inaugural destinada a 400 professores e mobilizadores do Programa Sergipe Alfabetizado, que atuam no alto sertão sergipano e no município de Salgado. A solenidade contou com a presença da primeira-dama do estado, Eliane Aquino, e foi presidida pelo secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima. Na ocasião, o secretário proferiu uma palestra enfocando a importância da educação para o desenvolvimento de um país.
 
O professor Lima iniciou seu pronunciamento fazendo um breve histórico da educação no Brasil e das tentativas de combate ao analfabetismo, exibindo dados estatísticos do IBGE sobre o número de analfabetos em Sergipe. “Segundo o IBGE, Sergipe, em 2005,  tinha 19,7% de analfabetos. Em alguns municípios, esse número beirava os 50%. É necessário reverter esse quadro. Para isso, o Governo de Sergipe está comprometido em oferecer um ensino de qualidade e que considera o aluno o agente principal da transformação de uma realidade”, declarou o professor Lima.
 
“O Governo de Sergipe tem promovido grandes avanços na educação do estado, e o Sergipe Alfabetizado é um exemplo disso, pois garante a todos o direito de aprender a ler e escrever. Essa ação busca promover a inclusão social, provando que  somente através da educação é possível um país alcançar seu pleno desenvolvimento”, afirmou Lima
 
O professor José Fernandes de Lima parabenizou ainda o esforço dos educadores e mobilizadores, que juntos contribuem para erradicar o analfabetismo em Sergipe. “Quero chamar a atenção do grande esforço que os técnicos e professores têm feito para a redução do analfabetismo. Desde 2007 até hoje, já temos 100.331 indivíduos inseridos no Sergipe Alfabetizado. Nossa meta é alfabetizar 120 mil alunos até o final deste ano. Queremos ,com essa ação, devolver a autoestima e promover a cidadania plena da população”, destacou o secretário.
 
Cidadania
 
A primeira-dama de Sergipe, Eliane Aquino, levou ao público os cumprimentos do governador do Estado, Marcelo Déda Chagas, e reafirmou a importância de se investir em educação. “Nosso objetivo é tirar as pessoas da escuridão e mostrar que todos têm direito à educação e a uma vida digna. Combater o analfabetismo em Sergipe é promover o desenvolvimento não só do nosso estado, mas também da região Nordeste. Os alfabetizadores aqui presentes têm este importante papel: formar uma população letrada e consciente de seus direitos e deveres”, disse a primeira-dama.
 
O professor Genivaldo Mártires, coordenador do Sergipe Alfabetizado, frisou que o número de alunos inscritos é uma prova da eficácia do programa. “Essa aula inaugural celebra o início da segunda etapa do módulo 2009/2010 do Sergipe Alfabetizado. O Programa cadastrou para essa etapa três mil alfabetizadores, 500 coordenadores e 40 mil alfabetizandos. O número cresce a cada edição. Nesse ritmo que estamos, com certeza iremos superar a meta de alfabetizar 120 mil pessoas até o final de 2010”, garantiu o professor Mártires.
 
Honra
 
Se depender dos alfabetizadores, essa meta será alcançada. “Para mim, é uma honra ter a oportunidade de levar a alfabetização para pessoas de minha região. Fico feliz em poder colaborar para a erradicação do analfabetismo e o desenvolvimento dos municípios do sertão”, disse a professora e educadora do Monte Alegre, Sandra Siqueira.
 
Patrícia dos Santos, de Nossa Senhora da Glória, também demonstrou satisfação em fazer parte da equipe de educadores. “A capacitação promovida para os educadores proporcionou um excelente aprendizado a todos. Temos condições agora para desenvolver um bom trabalho em sala de aula. A alfabetização abre novos caminhos e conscientiza o cidadão sobre os seus direitos e deveres”, afirmou a educadora.
 
Diego dos Santos, de Aracaju, exerce uma importante função no Sergipe Alfabetizado. Ele é mobilizador, responsável por visitar residências e cadastrar pessoas para inserção no Programa. “As pessoas acreditam no programa, pois me recebem muito bem em suas casas. Pude perceber que a busca do conhecimento é necessária e desperta o interesse do povo”, disse Diego.
 
Já Rubens Franco, educador, disse que está ampliando mais os seus conhecimentos ao participar do Sergipe Alfabetizado. “Além de poder contribuir para a erradicação do analfabetismo, tenho a oportunidade de aprender muito com meus alunos. Eles me dão uma lição de vida e provam que nunca é tarde para começar a estudar e a lutar pela realização de seus sonhos”, finalizou.
 
Presenças
 
Também compareceram à aula inaugural a secretária adjunta de estado da educação, professora Hortência Pereira de Araújo; o gerente geral do Banco do Brasil, Marcos Dantas; a presidente do Conselho Estadual de Educação, Ana Lúcia Murici, e o diretor da DRE 2, Dimas Rabelo, que representou os demais diretores das regionais de educação.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.