[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) vai manter toda a estrutura de apoio aos alunos da rede estadual que estão participando do Processo Seletivo Seriado (PSS) 2011 da Universidade Federal de Sergipe, durante a realização das provas que ocorrerão nesta quinta-feira, 9. As provas referentes aos assuntos do segundo ano do Vestibular 2011, que iria ocorrer nesta segunda-feira, 6, foram transferidas para a próxima quinta-feira. As datas das provas referentes ao conteúdo da terceira série e a redação permanecem inalteradas. O adiamento foi provocado pela abertura de um único envelope que continha provas do segundo ano.
 
Os alunos da rede pública estadual de ensino – que estão participando do PSS 2011 da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – estão recebendo o acolhimento promovido pelo Governo do Estado, desde o último domingo, 5, primeiro dia do vestibular. Para realizar o transporte dos estudantes que vêm do interior foram disponibilizados cerca de 80 ônibus. O acolhimento foi feito na BR 235, logo na entrada da capital, e no acesso à ponte Aracaju/Barra dos Coqueiros. Equipes da Seed receberam os alunos dando bastante incentivo, distribuindo lanches, água, lápis, borracha e caneta.
 
Além disso, professores e técnicos pedagógicos também estão fazendo o acolhimento aos alunos em frente às escolas onde estão sendo realizadas as provas. “Essa ação que estamos fazendo tem dois objetivos principais: trazer os alunos aos locais da prova e dar o acolhimento para que eles se sintam mais seguros e saibam que não estão sozinhos”, disse Jason Reis, assessor do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase). Os alunos ficaram bastante satisfeitos com o a receptividade. “Achei ótimo, a gente se sente mais acolhido. E isso garante uma oportunidade para termos acesso ao ensino superior”, disse Clésia Silva dos Santos, 20. Quem também gostou foi Felipe Alves Dantas Santos, 17, que veio de Nossa Senhora da Glória e achou a iniciativa excelente.
 
Quem ficou surpresa foi Lívia Fernandes Andrade de Santana, 22. Ela mora em Boquim e está fazendo vestibular para o curso de Serviço Social. “Nunca vi nada igual. Esse é um excelente apoio que o governo e os professores estão dando a todos nós”, afirmou. Já Thiago dos Santos, 19, que vai prestar vestibular para Sistemas de Informação, ressaltou a importância do transporte oferecido pelo governo. “A gente sai cedo de casa, é bastante cansativo, então é ótimo a gente poder contar com o transporte. Gostei muito”, disse.
 
Transporte e incentivo

 
A aluna Angélica Rodrigues estava bastante confiante. Moradora de Boquim, ela está fazendo vestibular para Ciências Biológicas, e disse que o acolhimento é um grande incentivo para os estudantes. Já Israel Santos Soares, 18, do município de Umbaúba, elogiou o transporte dos candidatos aos locais de prova. “É uma boa oportunidade para todos nós, pois com essa ação não precisamos pagar transporte para vir fazer a prova”, afirmou o aluno, que pretende ingressar no curso de Educação Física.
 
Outra moradora de Umbaúba é a aluna Josefa Lourença Souza do Nascimento, 21, que está fazendo vestibular para Matemática. Ela também destacou a questão do transporte como um grande benefício para os estudantes do interior. “Muitos alunos não têm condições de se deslocar para cá, e graças ao governo, agora podem vir fazer o vestibular e tentar entrar em uma universidade”, disse. A mesma opinião foi compartilhada por Érica Dantas, 20, que veio de Nossa Senhora das Dores e pretende ingressar no curso de Economia. “É muito bom, porque muita gente não tem como vir, então esse apoio ajuda bastante”, afirmou.
 
Essa expressão de segurança também estava em Marcos Wagner, 19, que veio de Ribeirópolis e está fazendo vestibular para Odontologia. “Os ônibus nos deixam na porta da escola, e assim nós não corremos o risco de chegar atrasados”, explicou. Já para Gislane Costa dos Santos, 23, do município de Lagarto, essas ações do acolhimento diminuem as preocupações dos alunos e oferecem uma maior segurança na hora de fazer a prova.
 
Café da manhã
 
Após o acolhimento, a equipe do Pré-Universitário ofereceu um café da manhã aos professores e técnicos que deram todo o apoio e suporte para os alunos. Uma das participantes foi a professora Elaine Leone dos Santos, que ensina em Umbaúba e destacou a importância do acolhimento. “O vestibular é muitas vezes uma verdadeira maratona para os estudantes. Quando damos esse apoio, estamos dando também tranquilidade para que o aluno se sinta mais leve na hora da prova”, afirmou. O café da manhã foi realizado no restaurante anexo ao Centro de Convenções de Aracaju.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.