Governo prepara professores para a Olimpíada da Língua Portuguesa
A Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), promoveu na manhã desta quinta-feira, 10, um encontro de formação para os professores e técnicos das diretorias regionais de educação (DRE) como preparação para a realização da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), que vai ocorrer somente no próximo ano. O evento foi realizado no Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto.
De acordo com a coordenadora estadual da Olimpíada da Língua Portuguesa (OLP), professora Nadja Nayra Monteiro, o encontro teve como objetivo formar os técnicos para serem multiplicadores em toda a rede estadual e estimular os alunos a participarem desta competição de conhecimento. “Temos percebido que a Olimpíada faz a diferença, pois tem um caráter diferenciado. Nos anos ímpares acontece a formação dos professores, e nos anos pares, a premiação envolvendo os alunos. Portanto, a OLP contribui para a melhoria da qualidade do ensino da leitura e da escrita nas escolas”, explicou.
A professora Antonieta Oliveira, formadora do Cenpec, frisou a importância dessa formação para os professores. “Essa formação é um subsídio a mais para o professor do ensino básico para melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e da escrita nas escolas públicas. Os professores que estão participando desse encontro receberão um kit com quatro cadernos de gêneros textuais e a revista Na Ponta do Lápis, os quais servirão como ferramentas pedagógicas para o docente”, disse a professora.
Poema
Os trabalhos do encontro foram comandados pela professora Mary Jane Silva, coordenadora do Programa de Incentivo à Leitura da Seed, que abordou o tema Poema. “A OLP trabalha junto aos alunos e professores quatro gêneros literários: poema, crônica, memórias literárias e artigo de opinião. Esta formação de hoje tem como foco o poema. Nossa meta é estimular o aluno a ler e também escrever poesias e perceber a musicalidade e as diferentes possibilidades de sentido de olhar o mundo com diferentes ângulos”, declarou Mary Jane.
Formação
Os docentes que participaram da formação destacaram a importância do evento para a melhoria da qualidade da educação. A professora Marleide Meneses Almeida, coordenadora da OLP pela regional de educação com sede em Lagarto (DRE 2), relatou as vantagens da formação. “É muito importante o professor participar desta formação, pois nos é passada uma metodologia que facilita o trabalho dos gêneros textuais em sala de aula. Hoje o aluno deve estar bem atualizado e ler constantemente para ter êxito em avaliações e concursos. A olimpíada passa, mas a metodologia fica”, revelou a professora.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Governo prepara professores para a Olimpíada da Língua Portuguesa – Fotos: Juarez Silveira/Seed