[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Mais uma boa notícia para a cultura sergipana. As Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec), através da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec/SE), firmaram uma parceria que resultará na implantação de um Núcleo de Apoio à Pesquisa para a Cultura (Nap/Secult). O projeto beneficia, especificamente, a pesquisa acadêmica na área da cultura.

O termo consiste no implemento de ações conjuntas, inclusive através de editais, que assegurem a realização de estudos e pesquisas aplicadas ao Sistema Estadual de Informações e Indicadores Culturais, Economia da Cultura, Cadeias Produtivas da Cultura e Economia Criativa, principalmente  a respeito de temas relacionados às políticas públicas de Cultura no Estado de Sergipe.

Através do termo, será possível que pesquisadores e estudiosos do estado tenham um incentivo a mais na hora de analisar temas relevantes à cultura sergipana. Segundo a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, a parceria é extremamente importante, pois cria novas perspectivas para a política cultural do estado.

“Através dos trabalhos decorrentes desse edital, teremos condições de avançar, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), na elaboração do Sistema Estadual de Informações e Indicadores Culturais, uma ação que muito contribuirá para a execução de politicas para a área. Além disso, as pesquisas dialogam com temas que são muito caros à nova politica pública de Cultura que está sendo implementada no país”, disse a secretária.

Já o presidente da Fapitec/Se, José Ricardo de Santana, afirmou que o órgão presta constante apoio a pesquisas científicas e que encontrou na parceria com a Secult, uma forma de incentivar a cultura sergipana. “Sempre fizemos editais de pesquisa, porém sem indicar a linha. Desta vez, entretanto, elaboramos este para atender uma demanda crescente no estado, que são as pesquisas na área de cultura, como forma de fortalecer as pesquisas culturais no estado”, ressalta o presidente.

Modo de atuação

O termo de cooperação funcionará através da implantação do Núcleo de Análises e Pesquisas em Políticas Públicas em Cultura/Napec, criado e gerenciado pela Secult. O Nap/Secult será responsável pela viabilização de estudos qualitativos na área, buscando assim o desenvolvimento de políticas específicas para a disseminação e fomento da profissionalização da cultura.

O núcleo nasce através da premissa que os órgãos do Governo, organizações não-governamentais e universidades precisam manter um esforço conjunto para a disseminação da cultura. Anteriormente, sem a implantação deste sistema, os dados se perdiam e se baseavam em informações genéricas ou ‘achismos’.

Um ponto que ressalta a relevância do projeto diz respeito à necessidade da constante pesquisa científica, oferecendo o exercício da produção do conhecimento e do tratamento objetivo das informações necessárias à reflexão, qualificando a leitura e o debate sobre as manifestações culturais do estado.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.