Governo, Petrobras e agricultores fazem convênio para produzir biodiesel
O Governo do Estado, Petrobras e produtores agrícolas assinaram, durante a abertura do Sergipe de Todos em Simão Dias, na manhã desta sexta-feira, 6, dois contratos para produção de oleaginosas pelo Programa Sergipe de Biodiesel. No pacote de ações assinadas pelo governador Marcelo Déda estão o fornecimento de assistência técnica e de sementes oleaginosas para agricultores familiares. O ato representa o início efetivo da produção do programa de Biodiesel, que se ampliará para mais 36 municípios sergipanos.
"É com muita satisfação que firmamos esta parceria tão importante para o desenvolvimento dos agricultores familiares, cadastrados pelas cooperativas da região. Eles vão receber sementes, especialmente de girassol, e a colheita será adquirida pela Petrobras que está investindo em Sergipe R$ 2,2 milhões", afirmou Marcelo Déda, que fez a entrega simbólica de sementes aos agricultores Eronildes dos Santos, do povoado Muriango, e Idália Cruz, do povoado Lagoa Seca.
No ato, também foi assinado o contrato entre Governo, Petrobras e a Cooperativa Regional de Assentados da Reforma agrária do Sertão de Sergipe (Cooprase), representando 3.600 agricultores que estão inseridos no Programa de Biodiesel. Participaram das assinaturas o coordenador do Programa de Biodiesel da Petrobras, Mauro Silva, o diretor presidente da Emdabro, Jefferson Feitosa, a presidente da Fetase, Maria Lúcia Moura e o coordenador estadual do MST, João Daniel Somariva.
Hoje a produção de biodiesel no país tem como matérias-primas diversas oleaginosas, como mamona, amendoim, soja, dendê, nandiroba e girassol. Em Sergipe, a Rede de Biodiesel, formada por representantes de institutos de pesquisa, órgãos públicos e entidades associativas, definiu como mais apropriado, em uma primeira investida, o plantio do girassol consorciado com outras culturas tradicionais na agricultura familiar.
O Programa de Biodiesel de Sergipe vem sendo implantado por um grupo de instituições como Sergipe Parque Tecnológico – Sergipetec, Embrapa Tabuleiros Costeiros, Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário – Seagri, Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe – Emdagro, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra de Sergipe – MST/SE e Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Sergipe – FETASE. A iniciativa conta com apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia.
Presenças
Estiveram presentes o vice-governador Belivaldo Chagas, o senador Antônio Carlos Valadares, os deputados federais Jackson Barreto e Valadares Filho, os deputados estaduais Valmir da Madeireira e Tânia Soares, além dos prefeitos de Itabaiana, Maria Mendonça, de Poço Verde, Antônio Dória, de Campo do Brito, Manoel de Souza. Participaram também o coordenador do Programa de Biodiesel da Petrobras, Mauro Silva, o coordenador estadual do MST, João Daniel Somariva, o superintendente do INCRA, Carlos Fontenelle.
Integraram a comitiva de secretários de Governo: Osvaldo Nascimento (Infra-Estrutura), Rogério Carvalho (Saúde), Jorge Araújo (Coordenação Política), Jorge Santana (Desenvolvimento Econômico), Ana Lúcia Menezes (Inclusão Social), Eloísa Galdino (Comunicação Social), Jorge Alberto (Administração), Elber Batalha (Defensoria Pública), cel. José Péricles Menezes (Comandante PM), Léo Filho (Esportes), Bosco Mendonça (Transportes), Paulo Viana (Agricultura).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo
- Petrobras e agricultores fazem convênio para produzir biodiesel – Foto: Márcio Dantas/ASN