Governo participa do IV Congresso Brasileiro de Licitações e Contratos Administrativos
Representando o Governador, Marcelo Déda, o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior, participou da abertura do IV Congresso Brasileiro de Licitações e Contratos Administrativos que aconteceu na manhã de hoje, 26, no Radisson Hotel.
Na sua quarta edição o Congresso teve como foco o fortalecimento das Compras Públicas visando propiciar um cenário que permita obter resultados nas ações governamentais. Para o subsecretário de administração e Logística, Walter Lima, “O poder de compra governamental é necessário tanto para o desenvolvimento econômico e social quanto para realizar outras políticas públicas nas mais diversas áreas como saúde, educação, cultura, saneamento, justiça, dentre outras”, pontuou.
Em sua fala na abertura o secretário, Oliveira Júnior, destacou dois assuntos que serão tema de discussão no Congresso, a importância das Parcerias Públicas Privadas (PPPs) e a importância do estímulo e capacitação em Compras Públicas. Sobre as PPPs, o secretário pontuou a que é um dos temas mais relevantes na agenda nacional no momento, ele citou a decisão da presidenta Dilma Rousseff de ampliar os investimentos nos estados com o objetivo de atuar de forma efetiva no contraciclo da crise econômica internacional, “enquanto o mundo enfrenta sérios desafios de ordem financeira, nós temos a oportunidade de ampliar manter um círculo virtuoso de investimentos e as compras públicas, através de PPPs, consistem em um instrumento importante para isso”, avaliou o secretário.
Oliveira Júnior afirmou ainda que Sergipe é um exemplo nacional em estímulo à compra de produtos e serviços às pequenas e médias empresas. “Nós não podemos fazer compras só pensando no menor no menor preço, os efeitos das compras públicas para a indução do desenvolvimento são extremamente importantes e significativos para serem descartados. Sergipe já tem uma legislação diferenciada e através da nova legislação conseguimos estimular as pequenas e médias empresas efetivamente por meio da compra de produtos que tenham significado econômico na defesa do produto produzido em território nacional”, explicou.
Além do secretário, Oliveira Júnior, participaram da abertura do Congresso o subsecretário de Administração e Logística, Walter Lima, o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Emanuel Nascimento, a secretária de Administração de Aracaju, Lucivanda Rodrigues, o superintendente geral de Compras e Contratos, Aristides Neto e o chefe da assessoria técnica da Seplag, Gustavo Andrade.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo participa do IV Congresso Brasileiro de Licitações e Contratos Administrativos – Fotos: Victor Ribeiro/Seplag