Governo orienta delegados de oito municípios para a etapa estadual da Consocial
O Governo de Sergipe, através da Controladoria Geral do Estado (CGE), deu início nesta segunda-feira, 19, à programação de orientações aos delegados eleitos na etapa municipal da 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social (Consocial) em Sergipe. A maratona de capacitações segue até a quinta-feira, 22, e promoverá uma série de orientações acerca das dinâmicas dos trabalhos que serão executados na etapa estadual da Consocial, que acontece no dia 28 de março, em Aracaju.
Em seu primeiro dia, a capacitação reuniu, nos municípios de Arauá e Lagarto, os delegados eleitos em conferências promovidas na região sul e centro sul do Estado, respectivamente, totalizando a presença de oito municípios. O esclarecimento sobre a sistematização e a priorização das propostas para a etapa Nacional e o detalhamento do processo eleitoral dos delegados foram alguns dos pontos abordados ao longo do encontro.
De acordo com o secretário-adjunto da CGE e membro da COE da Consocial, Eujácio José, o encontro com os delegados funciona como uma espécie de prévia da Conferência Estadual.“A ideia desse treinamento é reforçar ainda mais o entendimento desses delegados do que efetivamente irão fazer na Consocial Estadual, a exemplo da priorização das propostas que já foram elaboradas durante a etapa municipal da Conferência e a eleição dos 28 delegados que representarão Sergipe na Consocial Nacional, de 18 a 20 de maio, Brasília. Além disso, essa capacitação irá facilitar o trabalho da COE, para que a Conferência ocorra da melhor maneira possível”, explica o secretário.
Sul sergipano
Na capacitação da região sul do Estado, realizada em Arauá, estiveram presentes delegados dos municípios de Tomar do Geru, Umbaúba, Estância, Salgado, Boquim, além de Arauá, onde puderam entender e tirar dúvidas junto à equipe da Comissão Organizadora Estadual (COE) da Consocial.
A prefeita de Arauá, Ana Helena, que também é delegada nata da Conferência, participou do primeiro dia do treinamento e disse que iniciativas como esta integrará ainda mais os delegados do seu município com os outros que também participaram da capacitação. “Estou torcendo bastante para que cada proposta e delegado que saírem da Consocial estejam preparados para defender com muita força as questões que possam disseminar a transparência e o controle social. Isto é a verdadeira democracia”, afirma a prefeita.
Bastante animada com as informações recebidas, a especialista em Educação Básica, Edilenildes Borges, eleita delegada representante da sociedade civil na Consocal de Boquim, diz que está ansiosa para participar na próxima etapa da Conferência sobre Transparência e Controle Social.
“Hoje pudemos traçar um caminho daquilo que realmente faremos na próxima etapa desta Conferência e como delegada lutarei sim pelos interesses do meu município e do meu Estado. Acredito que o fortalecimento dos conselhos de políticas públicas, por exemplo, será um grande passo para que o povo fique mais estimulado a participar da Gestão Pública”, ressalta.
No Centro Sul
Já em Lagarto, no centro sul sergipano, o município de Simão Dias e os delegados lagartenses também receberam relevantes orientações acerca das atividades que serão promovidas na Consocial Estadual.
Marcos Domingos de Souza, delegado do poder publico e secretário de Administração do município de Simão Dias, esteve presente na capacitação e reforçou a importância do treinamento promovido pela COE com a proximidade da realização da próxima etapa da Conferência.
“Essa capacitação demonstra que nós precisamos estar cientes do que iremos fazer na Consocial Estadual, estar por dentro das propostas e escolher bem aquilo que o município e o Estado têm interesse em defender para que possamos tirar o que seja importante para a transparência pública e para aquilo que propõe a Conferência”, avalia o secretário.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo orienta delegados de oito municípios para a etapa estadual da Consocial – Fotos: Ascom/CGE