[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), através do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN), realizou esta semana nos municípios de Graccho Cardoso e Nossa Senhora de Lourdes uma reunião para apresentar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Sergipe) aos pequenos agricultores e suas entidades representativas.

O PAA vai adquirir alimentos da agricultura familiar para atender à necessidade nutricional de 8.167 pessoas atendidas por programas estaduais e municipais de segurança alimentar para complementar a merenda escolar, creches, hospitais, cozinhas comunitárias ou entidades beneficentes e assistenciais.

A apresentação do PAA Sergipe aos municípios começou na semana passada pela cidade de Aparecida. No dia 23 será a vez de Nossa Senhora da Glória e Poço Redondo, e no dia 30 de março as explicações serão dadas aos agricultores de Monte Alegre e Pedra Mole.

Durante a reunião em Graccho e Lourdes esta semana, a coordenadora do DSAN, Maria Luíza Omena, explicou que o Programa envolverá sete municípios integrantes do Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad) e do ‘Territórios da Cidadania’, programa de desenvolvimento econômico do Governo Federal.

Os municípios beneficiados são Graccho Cardoso, Monte Alegre, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo e Pedra Mole. “O Programa será executado assim que o ministro do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, assinar o convênio com o Estado”, explica Maria Luiza.

Ao todo, o PAA Sergipe deverá adquirir 490 toneladas de alimentos de 210 agricultores familiares, observando o limite de R$ 4,5 mil por agricultor. O PAA de Compra Direta Local é uma ferramenta que integra políticas públicas que proporcionam ao agricultor familiar oportunidades de emprego e renda, além do resgate da plena cidadania e apropriação do valor da produção familiar.

O agricultor Fernando Cardoso demonstrou sua satisfação em poder escoar seus produtos. “Planto alface, pimentão, cebola, tudo sem agrotóxico. Estou muito empolgado com esse programa, que vai facilitar a minha vida, já que meus produtos terão destino certo. Também fico feliz em saber que a minha plantação será destinada a escolas e hospitais”, destaca Fernando.

Segundo a coordenadora do DSAN, todo o programa foi explicado numa linguagem simples para que não restassem dúvidas. “As reuniões municipais são as etapas mais importantes da mobilização. Esse contato com o agricultor é fundamental para que ele se aproprie dos benefícios que o programa irá trazer para sua vida”, esclarece a coordenadora do DSAN.

De acordo com a prefeita de Gracco Cardoso, Maria Crisabete dos Santos, o PAA Sergipe irá ampliar o trabalho e oferecer mais dignidade aos agricultores familiares. “Espero que os agricultores acreditem e participem do programa para colocar essa iniciativa para frente. O sucesso do PAA Alimentos depende muito do esforço deles e a população de Graccho Cardoso agradece a iniciativa”, ressalta a prefeita.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.