[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com a proposta de integrar novos empreendimentos em uma nova lógica de desenvolvimento sustentável com geração de trabalho e renda, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realiza, entre os dias 23 e 26 de março, cinco encontros temáticos com a participação dos 75 municípios sergipanos.

A iniciativa é apoiada pelos Governos Estadual, Municipal e Federal. O Governo do Sergipe é representado pela Seides, pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Juventude e da Promoção da Igualdade Social (Setrapis) e pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), juntamente com partcipantes do Fórum Estadual de Economia Solidária.

As plenárias antecipam a II Conferência Estadual de Economia Solidária, a ser realizada no dia 29 de abril, na sede da Seides. A etapa estadual vai debater a Economia Solidária enquanto um conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito para o desenvolvimento de comunidades.

De acordo com a técnica do Departamento de Inclusão Produtiva da Seides e membro da comissão organizadora da Conferência Estadual, Simone Sobral, essa política de desenvolvimento vem sendo ampliada com a participação de diversos setores da sociedade civil. “Economia solidária é qualquer atividade econômica não formalizada que objetiva gerar renda para grupos, associções ou cooperativas. Com as conferências, pretendemos ouvir os trabalhadores envolvidos com a economia a fim de conhecer suas dificuldades e desafios”, explicou a gestora.

Eixos temáticos
 
Seguindo os regulamentos da Conferência Nacional, a etapa estadual segue as diretrizes de atividades referentes ao evento e organiza-se em plenárias, agregando cinco regiões-territórios. Cada encontro regional integrará diversos municípios e apresentará três eixos temáticos e questões orientadoras de debates.

Os debates girarão em torno dos avanços, limites e desafios da Economia Solidária; do trabalho associado, da autogestão, sustentabilidade e solidariedade; e de organização de políticas e programas de desenvolvimento.

Os encontros acontecerão de 23 a 26 de março, das 8h às 13h, e estão divididos em cinco municípios. O tema norteador dos debates será “O direito às formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação e na autogestão, reafirmando a Economia Solidária como estratégia de política para o desenvolvimento”.

Segue abaixo os municípios onde serão realizados os encontros:

– Estância, no dia 23, realizada na sede da OAB, com a participação de mais 15 municípios entre eles Estância, Indiaroba e Umbaúba;

– Própria, em 24 de março, na Sociedade Semear, com 17 outros municípios entre eles Brejo Grande, Canhoba e Capela. Cada município deverá levar cinco empreendimentos de Economia Solidária;

– Campo do Brito, também em 24 de março, Salão Paroquial, localizado à rua José Bonifácio. com mais 13 municípios, a exemplo de Frei Paulo, São Domingos e Areia Branca;

– Nossa Senhora das Dores, em 25 de março,auditório do Banese, com 10 municípios;

 – Aracaju, em 26 de março, no Auditório da Setrapis, integrando mais 15 municípios sergipanos como São Cristóvão, Maruim e Pirambu.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.