[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Empresários e membros da Associação Comercial de Itabaiana conheceram os projetos e ações do Governo do Estado, durante palestra realizada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, na noite da última quarta-feira, 12, no Rotary Club do município. O encontro também reuniu representantes de indústrias de carrocerias da cidade que estiveram no local para receber das mãos do presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Genival Nunes, a licença de operação de suas empresas.

Fazendo uma análise do cenário pelo qual passa a economia do país, o secretário Jorge Santana destacou as condições favoráveis ao investimento privado e à criação de novos empreendimentos no Estado. "Em Sergipe foram abertas 4.486 empresas de janeiro a outubro último, 20% a mais do que em igual período no ano passado", destacou.

Segundo ele, a isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para empresas sergipanas com faturamento até 360 mil/ano e a política diferenciada de compras públicas estabelecida pelo Governo do Estado para as micro e pequenas empresas foram realizações determinantes para a melhoria do setor.

"Este ano, implantamos o Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais (NEAPL), a Comissão de Comércio Exterior, visando desconcentrar a pauta de exportações de Sergipe e reativamos o Conselho de Desenvolvimento Comercial (CDC), que há cinco anos estava sem atividade", explicou Jorge Santana.

Na oportunidade, o secretário destacou os investimentos feitos pelo Governo para a construção de seis novos galpões nos distritos industriais de Nossa Senhora da Glória e Tobias Barreto, a reforma e reabertura da antiga Rua 24 Horas, com nova concepção de funcionamento e ainda para a implantação da Central Fácil de Atendimento que irá funcionar anexa à Junta Comercial de Sergipe (Jucese).

"Em todas as ações desenvolvidas pelo governador Marcelo Déda, há uma preocupação clara pela interiorização do desenvolvimento, a exemplo das novas indústrias anunciadas recentemente, que virão se instalar nos municípios de São Cristóvão, Capela e Lagarto", disse ao observar que somente este ano foram implantados e estão em fase de implantação 56 empreendimentos que receberam incentivos do governo do Estado. Juntos esses empreendimentos deverão gerar 6.930 novos postos de trabalho em Sergipe nos próximos dois anos.

Perspectivas para 2008

Para o próximo ano a expectativa do governo do Estado na área é de implantar uma Zona de Processamento de Exportações (ZPE), a fim de atrair para Sergipe grandes empresas exportadoras, de ampliar o Porto de Sergipe e de inaugurar escolas técnicas estaduais, além da implantação de unidades do Centro Estadual de Educação Tecnológica (CEFET) e de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) até 2010.

"Na área da Ciência e Tecnologia tivemos esse ano investimentos da ordem de R$ 4 milhões em bolsas e auxílio à pesquisa. Já para o ano de 2008 a previsão é de que R$ 8 milhões sejam destinados à área", afirmou Jorge Santana ao destacar a grande novidade no setor com a construção do prédio do Parque Tecnológico de Sergipe.

Ao final de sua exposição, o secretário ouviu atentamente as reivindicações feitas por alguns empresários de Itabaiana, se comprometendo a intermediar junto ao governador Marcelo Déda para atender as expectativas da população. "Conhecemos a capacidade empreendedora do município que se destaca na fabricação de carrocerias e móveis e vamos observar a dimensão exata desse segmento para ver como o governo do Estado pode apoiar", ressaltou o secretário.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.