[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Saúde de Pirambu, realizou Teste Rápido para detecção de HIV e Sífilis na feira livre do município, na última sexta-feira, 5. Os exames foram realizados na Unidade Móvel “Fique Sabendo” e foram voltados para feirantes e pessoas que frequentam o local. Foram diagnosticados apenas dois casos de Sífilis em mulheres e nenhum de HIV. “Essas mulheres foram encaminhadas para a Unidade Básica do município, onde receberam a assistência necessária das equipes de Estratégia de Saúde da Família para tratar a doença”, disse Almir Santana, gerente do programa Estadual DST/AIDS da SES.

De acordo com o gerente, a demanda por exames no município foi alta. Por isso, o Teste Rápido será implantado na Atenção Básica. “Ainda nessa semana serão iniciados os exames na Clínica de Saúde da Família de Pirambu, para facilitar o acesso da população”, afirmou Almir Santana.

Somente em 2013 foram notificados 150 casos de Sífilis Congênita em Sergipe. “É muito importante que as gestantes iniciem o pré-natal precocemente. Elas devem levar seus parceiros para que também realizem os exames. Diagnosticada a Sífilis precocemente, a doença não atingirá o bebê”, explicou.

A Sífilis Congênita é uma das causas evitáveis que geram internações de bebês nas maternidades da Rede Hospitalar Estadual. Se diagnosticada e tratada na Atenção Básica dos municípios, a assistência prestada será otimizada.

“A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, por exemplo, é uma unidade de alta complexidade. A cada 10 internações de bebês, oito são de causas que poderiam ter sido prevenidas na Atenção Básica. Esses casos evitáveis que vão para a MNSL geram custos quatro vezes maior para o Sistema Único de Saúde”, disse Wagner Andrade.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.